domingo, 15 de março de 2015

VIA SACRA NA CATEQUESE : 5ª 6ª 7ª e 8ª estação



5ª ESTAÇÃO: JESUS É AJUDADO POR CIRENEU




Assim como Cirineu que ajuda Jesus, é a Sua Igreja, formada por todos nós, que ajuda os que sofrem. Senhor Jesus, coroado de espinhos, não Te esqueças da Tua Igreja. Ilumina-a com o Teu Espírito.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 2- Cirineu atravessava o caminho por onde Cristo carregava a cruz. Pararam-no, ao primeiro desconhecido. Cristo aceita a ajuda. Aceita uma ajuda forçada de um homem teimoso.
TODOS- Deus Onipotente e Todo-poderoso permite que o homem O ajude. Deus precisa de um homem fraco. Tanta humildade!
LEITOR 1 - Nós também precisamos dos outros. Nosso caminho é também duro e perigoso demais para podermos vencê-lo sozinhos. E tantas vezes, orgulhosos, afastamos as mãos que nos querem ajudar. Mais ainda, pensamos que Cristo é desnecessário em nossa vida.
LEITOR 2 - Queremos agir sozinhos. Ao meu lado vão: amigos, esposa, marido, pai, mãe, vizinho, companheiro do trabalho, irmão desconhecido… não posso ignorá-los. Todos juntos precisamos agir para a construção de uma nova sociedade.
TODOS - Cristo, que eu perceba e aceite com humildade os meus irmãos Cirineus que caminham comigo e também aqueles que foram forçados a caminhar comigo.

CANTO: ♫ No caminho do Calvário um auxílio necessário recebe do Cirineu (bis).
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Que cada um faça o sinal da cruz na pessoa que está do seu lado.

6ª ESTAÇÃO: A VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS



Senhor Jesus, cansado e humilhado de dores e esperanças dos pobres. Deixa-nos chegar mais perto de Ti, como Veronica. Permite que Te encontremos no irmão que sofre. E não nos deixeis cair na tentação de aliviar o peso da nossa consciência com pequenas ações individuais.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1 - Verônica olha para Seu rosto. Rosto sujo, cansado. Cabelos com poeira, sangue e suor. Estremeceu em si, não podia esperar mais. Na presença dos soldados e inimigos enxugou o rosto de Cristo.
TODOS- O rosto doloroso de Cristo imprimiu-se no pano e no coração. Precisamos olhar o Cristo, para nos tornarmos um pouco semelhantes a Ele. Passamos tantas vezes ao lado de Cristo e nem sequer olhamos para o rosto dEle.
LEITOR 2 - Desculpe-me, Jesus, os meus impuros olhares. Os outros não podem ver em mim Sua luz e Sua imagem.
TODOS - Desculpe-me, Jesus, o meu corpo desejoso de prazeres. Ninguém consegue descobrir em mim um pouco de Ti. Desculpe-me, Jesus, o meu coração cheio de ódio e egoísmo. Ninguém consegue descobrir nele o Teu amor. Ajudai-me, Senhor a ser a Sua viva imagem.
CANTO: ♫ O Seu rosto ensanguentado por Verônica enxugado contemplemos com amor (bis). Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Tocar suavemente a face de quem está do seu lado.

7ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ


Jesus cai de novo sob a cruz. É verdade que estava esgotado fisicamente, mas estava mortalmente ferido também no seu coração. Pesava sobre ele a rejeição daqueles que, desde o início, tinham se oposto obstinadamente contra a sua missão. Pesava a rejeição que, ao final, tinha-lhe demonstrado o povo que parecia cheio de admiração e até entusiasmo por ele. 
Peçamos a Deus, com humildade, mas também com confiança: Pai rico de misericórdia, ajudai-nos a não tornar ainda mais pesada a cruz de Jesus.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Cristo está no fim das Suas forças. O peso da cruz, o calor, o caminho em subida, as forças se esgotam, o cansaço cresce. Cristo cai de novo por terra.
LEITOR 2 - São os pecados horríveis que o oprimem. Tão depressa me acostumo a praticar o mal. Falta de fidelidade, falta de prudência. Não enxergo mais nada — só o mal. Procuro o mal. Estou caído, desanimado. Não vejo os outros no caminho, meus olhos fechados, meus ouvidos surdos. Mas tenho medo de ficar assim. Sei que essa não é a posição digna, humana.
TODOS - Ó Cristo, dá a mão a um mísero caído, levanta-me ,retira  a poeira pecaminosa dos meus olhos, lava-me da minha sujeira. Dai-me novas forças para que eu possa levantar-me e caminhar ao Calvário da vitória, a glória final.

CANTO: ♫ Outra vez desfalecido pelas dores abatido cai por terra o Salvador (bis).
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Vamos nos deitar no chão, como se estivéssemos sob o peso da cruz.

8ª ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM


Jesus tem compaixão das mulheres de Jerusalém. Mesmo enquanto carrega a cruz, Jesus continua sendo o homem que tem compaixão... Chorou diante da tumba de Lázaro, proclamou bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Senhor Jesus, consolo para as mulheres de Jerusalém, consolo para as mulheres de todos os tempos. Cuida de todas as mulheres do mundo. Amém.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- As mulheres choram e lamentam, vendo Jesus. Não podem ajudar, limitam-se a chorar. Têm pena de Cristo.
TODOS- Cristo, embora cansado, percebeu-as, ouviu-as. É mais conveniente chorar os nossos pecados, porque a causa da via dolorosa de Cristo são nossos pecados. Dignos de lamentação somos nós, pecadores.
LEITOR 2- Perceber os pecados dos outros é sempre mais fácil do que chorar os nossos. Cada um passa diante do meu tribunal; o mundo todo — prefiro julgar os outros do que a mim e descubro facilmente culpados: bêbados, preguiçosos, fofoqueiros, falsos, mentirosos, injustos, egoístas — só eu sou perfeito.
TODOS- Cristo, ajudai-me a descobrir uma verdade muito velha e sempre nova: que sou pecador e isso preciso lamentar.

CANTO: ♫ Das matronas piedosas de Sião filhas chorosas é Jesus consolador (bis).
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: De um abraço na sua catequista, ela representa as mulheres e mães que com abnegação se dedicam ao outro. (Se houver catequistas homens, ele transmite o abraço a sua esposa, mãe...).

 Acessem os links respectivos para a continuação :




Nenhum comentário:

Postar um comentário