quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novena de Pentecostes 8º dia


 
OITAVO DIA

"A efusão do Espírito Santo"

Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA BÍBLICA:

16 Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. 17 Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. 18 Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, 20 idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21 invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 22 Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23 brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5, 16-23)
REFLEXÃO CATEQUÉTICA:
Por sua Páscoa, Jesus Cristo redimiu todo gênero humano; por Ele
todos têm acesso à salvação. O mistério da salvação precisa ser aceito

livremente por nós, como opção pessoal, em atitude de obediência de

fé. Para isso, exige-se a graça prévia de Deus e os auxílios internos do

Espírito Santo, que aperfeiçoa a fé por meio de seus dons. Ou seja, não

se avança na percepção progressiva do mistério da salvação sem se
deixar habitar em plenitude pelo Espírito Santo. O Espírito não cessa de
levar continuamente as pessoas à experiência de Cristo vivo e
ressuscitado, por meio de sua efusão; todos que são visitados por essa
graça pascal, são levados a uma progressiva tomada de consciência a
respeito do real significado dos sacramentos, do que significa ser
cristão, ser salvo, ser Igreja. É possível oferecermos ao Espírito mais
espaço em nossa vida para que Ele nos plenifique. E Ele, que já está
em nós, pode manifestar-se, aqui e agora, segundo a Sua vontade e
nossa abertura à Sua ação. Teremos a necessidade da efusão do
Espírito até atingirmos a santidade. O Papa João Paulo II afirmou: "A
Igreja e O mundo têm necessidade de santos, e nós somos tanto mais
santos quanto mais deixamos que o Espírito Santo nos configure com
Cristo. Eis o segredo da experiência regeneradora da "efusão do
Espírito ", experiência típica que caracteriza o caminho de crescimento
proposto pelos membros dos vossos grupos e das vossas
comunidades".


Que tal manifestarmos a Deus hoje a nossa sede e a nossa vontade

de receber mais e mais da efusão do Espírito? Associemo-nos a Maria,

que obedeceu à instrução do Filho e também se colocou à espera do

cumprimento da promessa do dom do Espírito e pecamos com João

Paulo II, a intercessão dela: "Ó Virgem Santíssima, Mãe de Cristo e da
Igreja. Tu que estiveste no Cenáculo com os apóstolos em oração, à
espera da vinda do Espírito de Pentecostes, invoca a Sua renovada
efusão sobre todos os fiéis leigos, homens e mulheres, para que
correspondam plenamente à sua vocação e missão, como ramos da
"verdadeira videira" chamados a dar "muitos frutos" para a vida do
mundo".

Oração para pedir o Batismo no Espírito Santo
Senhor Jesus, vivo, ressuscitado, Vós recebestes o Espírito
Santo em plenitude para comunicá-lo a todos os que crêem em Vós de

todo o coração. Eu creio em vós, Jesus! De todo o coração! Com toda

a alegria e ação de graças! Jesus, desejo vivamente viver minha vida

cristã em plenitude e santidade. Mas, para assim vive-la, eu preciso da

ação vigorosa do Vosso Santo Espírito. Jesus, já me destes o Espírito
Santo no dia do meu batismo e O confirmastes em mim pelo
sacramento do Crisma. Mas, peço-vos que hoje O libereis em todo o
meu ser, para que eu fique cheio, encharcado, plenificado Dele. 


Jesus, um dia dissestes: "Sereis batizados no Espírito Santo". 

                                                                                                             
Batizai-me, agora, Jesus, conforme a Vossa promessa! Mergulha-me

no oceano do amor e da santidade do Espírito Santo, para que eu fique

plen ificado por Sua presença e por Sua ação vigorosa e santificadora!

Jesus, liberai em mim o Vosso Santo Espírito, de tal modo que Ele

se aproprie de mim, de todo o meu ser: do meu espírito, do meu

psiquismo, das minhas faculdades mentais e emocionais e do meu

físico, convertendo-me, libertando-me, transformando-me, curando me e santificando-me de tal forma que eu possa ser uma nova

criatura, para viver uma vida nova, em comunhão de amor com o meu
Deus e com os meus irmãos. Jesus, batizai-me no Espírito Santo! Que
eu possa experimentar vivamente sua presença e sua santidade em
minha vida, todos os dias! Jesus, que Vosso Espírito Santo
desabroche em mim os sete dons infusos! Jesus, que o Espírito de
amor gere em mim os seus nove frutos de santidade! Jesus, que o
Espírito Santo se manifeste em mim com seus carismas, para que eu
possa servir muito mais e melhor aos meus irmãos! Batizai-me, Senhor
Jesus, no vosso Santo Espírito! Jesus, creio vivamente que Vós
fareis acontecer em mim essa graça bendita. Porque creio, agradeço.
Sim, Jesus, agradeço de todo o coração por tão grande graça. Desejo
corresponder ao amor e à ação do Vosso Espírito Santo, com toda a
atenção e dedicação. Obrigado Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário