terça-feira, 29 de março de 2016

Segunda -feira da oitava da Páscoa

"Segunda-feira do Anjo":


Essa pouco conhecida designação de uma data - o dia que se segue anualmente ao Domingo da Ressurreição (Páscoa) - foi explicada pelo Papa João Paulo II por ocasião do Regina Caeli em 31 de Março de 1997. Apreciemos as palavras do Pontífice, dirigidas à multidão de atentos fiéis reunidos na Praça de São Pedro naquele dia:
Caríssimos Irmãos e Irmãs!
1. Hoje é a Segunda-Feira de Páscoa, tradicionalmente chamada a Segunda- Feira do Anjo porque, no evento extraordinário da Ressurreição, os anjos aparecem, ao lado das mulheres e dos Apóstolos, como protagonistas significativos.
É precisamente um anjo que, do sepulcro vazio, dirige a primeira mensagem às mulheres que ali chegam para completar a inumação do corpo de Jesus. Ele diz-lhes: « Não vos assusteis!" E acrescenta: «Buscais a Jesus de Nazaré, o Crucificado Ressuscitou, não está aqui» (Mc. 16, 6).
Os anjos, além de na Ressurreição, estão presentes com discrição em todos os momentos mais importantes da vida de Jesus. Anunciam o Seu nascimento (cf. Mt. 1, 20; Lc. 1, 26; 2, 9), guiam a Sua fuga para o Egipto e o retorno à Pátria (cf. Mt. 2, 13.19), servem-Lhe de conforto no final das tentações no deserto (cf. Mt. 4, 11) e na hora da paixão (cf. Lc. 22, 43); no fim dos tempos, estarão ao lado do Redentor no momento do Juízo sobre a história e o mundo (cf. Mt. 13, 41).

2.Os anjos, portanto, estão ao serviço dos planos de Deus nos momentos fundamentais da história da salvação. Como enviados de Deus, funcionam como mensageiros da Sua vontade redentora.

Um comentário:

  1. Oi Edite! Muito boa a explicação! Deveríamos viver uma eterna "oitava de Páscoa", uma eterna renovação! Bjks e Feliz Páscoa! Tetê

    ResponderExcluir