sábado, 14 de janeiro de 2017

O GRITO DO SUDÃO: NÃO NOS ABANDONEM!:

Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS,
Há palavras estranhas nos dias de hoje. Uma delas é “escravidão”. Para centenas de jovens que vivem na região norte do Sudão do Sul, a escravidão é uma triste condição de suas vidas depois de terem caído nas mãos de pessoas sem escrúpulos, que fazem negócio com a fraqueza dos outros.





O Sudão do Norte, país governado por uma ditadura islâmica, é quase sempre uma armadilha para as pobres famílias cristãs. Muitas vezes, grupos armados atacam apenas com o objetivo de raptarem os jovens para venderem no mercado de escravos.

Padre Aurélio Fernandez há muito tempo tem a missão de resgatar o maior número possível destes condenados a uma vida de escravidão. Uma das jovens resgatadas é Adut. Pe. Aurélio a encontrou no meio de um grupo de outros que foram sequestrados, também condenados a uma vida de escravidão. Estavam ali, à espera de um comprador. Adut tinha as pernas ensanguentadas e infeccionadas. Pe. Aurélio perguntou quanto custava. A resposta veio fria e seca: “Ninguém compra um animal em mau estado”.
Por estar em “mau estado”, o Pe. Aurélio conseguiu resgatar o grupo todo por um valor baixo. Hoje estão todos em liberdade e reaprendendo a viver literalmente sem grilhões. 
Mas o Pe. Aurélio nunca mais vai esquecer a história da jovem Adut que encontrou, sentada no chão, na areia, no calor, junto de outras tantas crianças, todas com marcas de cordas nos pulsos. Adut vivia na sua aldeia quando houve um desentendimento dos militares sudaneses. Todos fugiram. Adut também. Mas não foi longe. Um soldado, a cavalo, a viu, foi ao seu encalço, lançou-lhe uma corda e a arrastou pelo chão durante vários quilômetros. Depois, como se não bastasse, a estuprou. Era apenas “um animal em mau estado”, teria pensado.
Pe. Aurélio chegou a tempo de evitar que algo pior acontecesse. E, mesmo Adut estando muito ferida e psicologicamente afetada, o padre a tranquilizou, dizendo que nunca mais iriam lhe fazer mal.

Aurélio é um dos padres auxiliados pela ACN no Sudão do Sul. Consequentemente foi a sua generosidade que contribuiu para o resgate de Adut e dos outros. Você possibilitou uma nova vida para quem a morte seria um alívio. Em nome destes, muito obrigado.


Esta é uma das poucas histórias entre tantas outras , que li no folhetim "ECO DO AMOR"/ maio de 2016, do qual sou associada .Busquei-a na internet e a transcrevi aqui
*************************************************************************

De forma assustadora , a escravidão acompanha a história da humanidade. Apesar de ser proibida , ela está mais presente do que nunca . Os dados estatísticos mostram que 800.000 pessoas são escravizadas anualmente no mundo . Faça uma pesquisa na net e você verá como realmente os números são assustadores, crescendo a cada dia em todo mundo . Muitas vezes de forma velada , e como sabemos. existe e muito de forma camuflada também no nosso país. Os noticiários nos tem mostrado o caso de bolivianos que trabalham em regime escravo em São Paulo , como também crianças e adolescentes que vivem em condições de escravidão nas áreas rurais do interior do país  

Mas aqui não se trata de escravidão camuflada , de filmes produzidos com cenas dramáticas  para nos emocionar . Trata-se de uma história da vida real , e a história de Adut, particularmente me comoveu . O vídeo é um apelo ao nosso coração para que ajudemos  nesta obra grandiosa de misericórdia e evangelização . 
Padre Aurélio é um dos padres auxiliados pela ACN no Sudão do Sul .
 Consequentemente a generosidade daqueles que colaboram foi que contribuiu para o resgate de Adut e de tantos outros . Com a ajuda de muitos , foi possível resgatar uma vida  , foi possível dar uma nova vida para quem " a morte seria um alívio" 


Na África de hoje , a escravidão é uma realidade até legalizada em determinados contextos
O tráfico de crianças é comum e a exploração sexual também é uma prática que persiste no país onde muitas mulheres  são usadas como escravas do sexo .
Por trás de tudo isso o que se vê é o amor ao dinheiro e a ânsia pelo poder como a raiz de todos os males, pois sabemos ser o tráfico de pessoas  uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo..


Foram muitos escravizados , sobretudo , durante a última guerra civil do país .
O destino destes escravos ( crianças , homens e mulheres) foi o trabalho forçado doméstico , na agricultura e na pecuária , como também , para muitos , submetidos à exploração sexual 


Quando o fantasma da escravidão deixará de rondar seres humanos , que acabam reduzidos à condição de animais com práticas abomináveis de violência ?

o mundo, uma obra de misericórdia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário