domingo, 11 de junho de 2017

PORQUE COROAR NOSSA SENHORA



A devoção que a Igreja tem de coroar a imagem da Virgem Maria em muitas datas em que celebramos uma festa a ela dedicada, em especial no mês de Maio, é muito antiga.
Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma.
Não é meta, mas é sinal. 

Sua missão é sempre nos apontar Jesus.
Ela é aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo.
Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar especial, pois pelo seu “fiat” (faça-se) Deus torna-se Homem em seu seio virginal.

Coroar a imagem de Maria é apenas um gesto simbólico , mas que em nosso coração tem um significado profundo . Quando colocamos essas crianças diante do altar de Maria estamos instigando nelas a devoção a Maria Santíssima , à nossa mãezinha do cé que nos guia em direção a seu filho Jesus .

Aprendemos com Maria a cantar as maravilhas de Deus no nosso dia a dia , como ela cantou no magnificat por ocasião de sua visita a sua prima Izabel :

A minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador .

Aprendemos dela também a humildade de quem nunca sabia que tudo que com ela estava acontecendo era obra de Deus “ O santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus!" , disse -lhe o anjo na Anunciação . 

Maria aceita humildemente , coloca-se como serva “ Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra !"
E sabendo da gravidez de sua prima , logo se põe a caminho , num verdadeiro espírito de caridade e serviço ao próximo.
No magnificat , Maria também reconhece sua pequenez :
Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos Bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que ama a Deus, se não ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa, à fé que opera por esse amor de que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário