quarta-feira, 19 de junho de 2013

Amai vossos inimigos!




“Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem: para que vos torneis filhos de vosso Pai Celeste, porque ele faz nascer o sol  sobre bons e maus e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazei de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste. Mt: 5,43- 48

As palavras contidas neste trecho do evangelho de Mateus trouxeram-me para a realidade de nossos dias.
Vivemos num mundo cheio de discórdias e violências que se multiplicam. A todo o momento somos informados sobre atrocidades que nos chocam, atitudes abomináveis que fogem à racionalidade humana.
O que o mundo nos mostra é que o homem caminha a cada dia mais por uma estrada semeada de ódios, cujo final não pode ser outro senão sua própria destruição.
Diante desta triste realidade, o mandamento “amai vossos inimigos” pode parecer difícil de ser seguido. Para alguns chega a ser utópico.
Como amar quem espalha terror, ameaçando inocentes? Como amar quem ameaça nossos filhos ou assalta nossas casas? Como amar o estuprador, o assassino do inocente, o pedófilo?
Como amar aquela pessoa inescrupulosa, muitas vezes do nosso convívio, e que só o mal tem feito a seu semelhante? Aquela que não hesita em humilhar, negligenciar e até torturar moral e psicologicamente? Aquele que usa de arrogância constante valendo-se de seu poder alicerçado em duvidosas bases financeiras, ou usa de seu falso prestígio para oprimir o seu próximo?
Mas quando Jesus diz “Amai vossos inimigos”, sabe bem a dificuldade dessa imposição, como também conhece bem o significado de cada uma de suas palavras.
A grandeza do mandamento está em ir além do “gostar”. Amar pressupõe muito mais que gostar. Porque é fácil amar a quem  é bom.   Difícil é amar o pecador, aquele que nos ofendeu.
A má ação deve ser abominada, não gostamos dela. Mas precisamos amar a pessoa que a praticou. Porque Deus a ama e vê nela sempre uma possibilidade de restauração.
Quando olhamos para nosso inimigo com esse olhar amoroso de Deus, podemos visualizar algo além do impulso da maldade. Com um olhar amoroso reconhecemos em nosso inimigo a imagem de Deus gravada em seu ser. E se somos a imagem e semelhança de Deus, não podemos ser totalmente maus. Sempre é possível encontrar algo de bom mesmo dentro daquilo que temos de pior. Medo, preconceito, orgulho, ignorância, frustrações, entre outras, podem ser razões que justifiquem o desvio de comportamento. Claro que existem exceções e não podemos ignorar índoles totalmente más e irrecuperáveis, diante das quais devemos estar atentos e manter uma atitude vigilante.
E à luz desse novo olhar de bondade, percebemos que mesmo a pior pessoa não está fora do alcance do amor Redentor de Deus. Nesse caso a  prontidão para o ódio diminui e ficamos mais predispostos a amar e a perdoar.
Com o ensinamento “Amai vossos inimigos”, Jesus certamente quis dizer: “evitem sua própria destruição. Quebrem as cadeias que desencadeiam o mal. Porque retribuir o ódio com o ódio só multiplica o ódio. Violência multiplica violência. Agressividade gera agressividade. Guerra gera guerras”.
Sonhar com um mundo perfeito talvez seja mesmo utópico. Somos humanos e falhos. Mas a chave para grandes mudanças na evolução do homem e transformação do mundo pode estar aí: no amor maduro e cristão com respeito a si próprio e ao próximo, demonstrando compreensiva e fecunda boa vontade para com todos os homens.
Amor ao Criador e à criação.
Amor ágape, o amor de Deus agindo no coração do homem.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Quero distância dos inimigos hahaha. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem não quer? rssss

      Mas quando Jesus diz “Amai vossos inimigos”, sabe bem a dificuldade dessa imposição, como também conhece bem o significado de cada uma de suas palavras.
      A grandeza do mandamento está em ir além do “gostar”. Amar pressupõe muito mais que gostar. Porque é fácil amar a quem é bom. Difícil é amar o pecador, aquele que nos ofendeu.

      Abraços

      Excluir