terça-feira, 23 de junho de 2026

É NOITE DE SÃO JOÃO... o céu não está estrelado






Conta a tradição 
 que Maria e Isabel 
fizeram sincera combinação
em respeito à grande amizade 
que definia sua irmandade

Izabel, grávida de João
mandaria um sinal 
quando nascesse seu filho varão

Trato feito ,  está combinado
Grande fogueira na porta de casa 
acendeu Izabel
Maria ao longe 
 olhou compreendeu 
o menino já nasceu
 razão porque nesta noite 
o céu está tão estrelado

**********



Mas hoje , não tem fogueira
Não tem luar 
nem noite estrelada no ar
Só chuva fina caindo,
chuá, chuá...

Será que João
 com seu jeitinho brejeiro 
Quis em todos uma peça pregar?

Ah, João 
menino arteiro 
Quis pedir chuva 
Prá roça abençoar 
 Mas pediu no exagero
Na intenção de ajudar 
 Enfim , acabou por atrapalhar

Ah, João , meu Joãozinho
Sei que a maldade 
 em seu coração não tem lugar
Mas vê se pega mais leve 

Use de caridade 
 coloque em prática a bondade 
 traz de volta um ambiente
onde todos  possamos 
festejar mais contentes
Com a fogueira a crepitar 



Com céu estrelado ou chuva abundante , viva São João Batista , protetor das lavouras , padroeiro da amizade e precursor de Jesus Cristo.
 Preparou os caminhos para a chegada do Messias levando mensagens de amor , paz, justiça  e coragem em defender a verdade.

Guardião espiritual nos momentos de dificuldade , na proteção das famílias e fortalecimento da fé.


Em alta voz exclamou:

"Bendita é você
entre as mulheres,
e bendito é o filho
que você dará à luz!




quinta-feira, 18 de junho de 2026

Refletindo sobre a finitude da vida






Com as palavras :
finitude-balões-cores 

quem desejar interagir, pode uma frase,  mini poema ou conto fazer. 

*********



Aos poucos eu vou conseguindo terminar de participar dos desafios com a Chica .

Os dias de inverno parecem que ficam literalmente mais curtos , ou seja , com tanto frio que tem feito por aqui , sinto-me mais lenta e tudo parece acontecer mais devagar .

O frio me mantém na cama até mais tarde e quando vejo , a manhã já passou .

Fico menos produtiva , mas aproveito bem o tempo que vem depois da "preguiça da manhã".

 Depois, na minha idade e morando sozinha , não vejo razão para me apressar . 

Tenho pensado muito na finitude da vida . Não sei o tempo que me resta e pensar nessa finitude me ajuda a me organizar com calma .

Meus pensamentos voam como balões de várias cores .

Não deixo que esses balões( pensamentos) voem aleatoriamente perdendo-se nos ares .

Eu os conduzo , porque eu tenho consciência de que não somos eternos,  sei que o amanhã pode não chegar.

A aceitação é a melhor estratégia para viver bem nosso tempo restante.

Esses pensamentos me ajudam a analisar as minhas escolhas .

Então dou a eles cores firmes de quem sabe bem como quer chegar 

ao fim definitivo , do qual não se pode fugir .

Pensar sobre a finitude da vida não deve ser para nos desesperar , mas para nos impulsionar a ter uma vida mais significativa diante dos homens e de Deus .


Diante do Sacrário :

Oremos :

Senhor, Criador de tudo o que existe, coloco-me diante de Vós com o coração sereno.

 A finitude da vida me lembra que o tempo é um dom precioso, um sopro que me destes para amar, aprender e servir.
Perdoai-me, Senhor, pelas vezes em que me perco em preocupações vãs ou ajo como se este mundo fosse a minha morada definitiva.
 Despertai em mim a consciência de que cada amanhecer é uma oportunidade única para recomeçar e fazer o bem.
Ensinai-me a abraçar a incerteza dos dias não como um peso, mas como um convite para viver com propósito, gratidão e amor ao próximo. 
Que eu saiba valorizar os abraços, os sorrisos e as coisas simples que o dinheiro não compra nem o tempo apaga.
E quando chegar a hora de encerrar esta jornada, que eu possa entregar minha alma em paz, com a certeza de que a vida não se esgota aqui, mas se transforma na Vossa eternidade.

Amém.



quarta-feira, 17 de junho de 2026

Meu niver : Gratidão


https://youtube.com/shorts/v3xTqGzMHj8?si=YLtZfZ9XFZhTelmS 

Pouca gente, mas a farra foi grande ...rsss

********

E ontem foi dia de celebrar a vida. Muita gratidão a Deus, porque até agora me sustentou. Obrigada pela vida que apesar dos aninhos acumulados ainda se conserva ativa, dinâmica e com sonhos a realizar. A vida sempre revela novos horizontes e espero ainda poder trilhar caminhos novos. Que Deus me dê saúde para lutar e servir,sabedoria para instruir e dialogar. Inspira-me Senhor a manter o otimismo e a alegria e que eu não permita que a tristeza e o cansaço me dominem e aflijam meu coração. Se for da vontade de Deus, que me permita celebrar a festa da vida por muitas estações.

Gratidão é o que me define




Deus abençoe nosso lar
Nossa família
Nossos amigos








Muitas velinhas apagadas hoje
na simplicidade do meu lar
com muita saúde e vontade de viver


E a Eliana , sempre muito atenciosa , como faz todos os anos,

 prepara flores e um café da manhã no capricho.

Um gesto que toca o coração e a faz especial.


Gratidão é o que define minha amizade com a Eliana 


O termo desta semana escolhido pela Chica, ajudou-me a refletir sobre meu envelhecimento natural:

SENESCÊNCIA= envelhecimento natural do corpo e da mente



A proposta é : formar uma frase com sete palavras com o termo dado:


Corpo/mente equilibrados  : fundamentais para senescência saudável. 

Vamos cuidando para ver florir nossa senescência .

Seria possível tal façanha ? 






domingo, 14 de junho de 2026

12 de Junho : dia do Sagrado Coração de Jesus




 

Quando os soldados viram que Jesus já estava morto, um deles perfurou-Lhe o lado com uma lança, e imediatamente jorrou sangue e água. Jo 19, 31-37

A devoção a o Sagrado coração tem suas raízes nesta passagem do evangelho , tendo como testemunha ocular o centrião romano  que perfurou  peito de Jesus, sentiu o grande terremoto testemunhou os eventos extraordinários daquele momento da morte de Jesus :

'Verdadeiramente este era o Filho de Deus "

O Sagrado Coração não pode ser visto apenas como a imagem ou o símbolo de uma devoção, ainda que tão difundida e conhecida, graças sobretudo ao Apostolado da Oração.


Contemplar o Sagrado  coração é reconhecer que Deus nos ama pessoalmente, nos procura, nos perdoa e deseja nossa felicidade eterna.

Apenas devoção não basta, é preciso transformação cotidiana , querer imitar o coração de Cristo em bondade , caridade e amor incomparável.

Gestos simples , mas profundos devem ser intensificados no dia a dia , que nos farão crescer no amor por Cristo e fazer da própria vida uma resposta concreta ao amor de Jesus .


https://www.facebook.com/share/r/1FFyfZCBAd/



terça-feira, 9 de junho de 2026

Maio e Junho , meses que se completam




Analisando o mês de junho já vai lá pelo décimo dia , pude sentir a conexão espiritual existente com o mês anterior .
Ambos os meses caminham juntos como portais de renovação , amor e devoção .
Maio foi o mês que fortaleceu nossa fé mariana,  acordou-nos para o amor e caridade ensinamentos fortalecidos através de nossa devoção à Maria .
Já junho começa enriquecido para os cristãos com a festa de Corpus Christi, dando continuidade ao crescimento espiritual atingido em maio .
Ao participar da solenidade de Corpus Christi,  renovamos a nossa fé , recordando que Deus permanece conosco alimentando-nos com o Pão da Vida e fortalecendo nossa caminhada.

Se maio foi o mês de Maria , junho traz o foco espiritual voltado para a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Quanta riqueza esiritual : Um mês inteirinho dedicado a Maria e agora um mês inteirinho dedicado a seu filho Jesus. 
Com certeza , copiosas bênçãos serão derramadas sobre todas as obras caridosas pelos fieis edificadas .

********
"JESUS manso e humilde de coração , fazei nosso coração semelhante ao vosso "




O QUE SIGNIFICA DEMONSTRAR AMOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ?


É traduzir a fé em ações diárias , vivendo o amor , o perdão , a caridade  e a mansidão .

Para refletir o coração misericordioso de Cristo é preciso que nossos gestos e ações se concretizem em atitudes de entrega e serviço ao próximo.
   
COMO?

Começa ao notar as necessidades reais de sua família , na escuta , na paciência com o próximo , na compreensão, Uma doação de seu tempo para uma visita caridosa e assim sucessivamente esses gestos vão se estendo aos demais que fazem parte de seu convívio ou não 

São pequenos atos de cuidado que geram empatia , criam um ciclo de reciprocidade e transformam o dia a dia de quem está ao nosso redor , ou não 




quinta-feira, 4 de junho de 2026

Corpus Christi : Fé , União e Renovação




CORPUS CHRISTI, 
um convite para renovar a fé e lembrar da importância de Deus em nossas vidas.




"Assim como os fiéis unem suas mãos e cores para desenhar os tapetes, que possamos unir nossas forças para desenhar um mundo mais fraterno."




"Que os nossos corações sejam como um tapete florido, enfeitados e preparados para receber Jesus que passa." 




Ó Senhor, nós vos agradecemos por todas as bênçãos recebidas .
Em Ti esperamos , em Ti confiamos e deixamos sob a Tua proteção nossa família  e todos aqueles que a Ti também amam , adoram e esperam.




domingo, 24 de maio de 2026

Pentecostes :"Vem Espírito Santo"








Vinde Espírito Santo!

Diariamente invocamos o Espírito Santo de Deus:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso Amor”
Mas também, quantas vezes dizemos essas palavras tão automaticamente sem nos aprofundarmos na sua essência e força!
Esta invocação do Espírito Santo de Deus costuma ser usual em todo início de reuniões e/ou encontros de pastorais.

Mas, estamos realmente abertos à ação do Espírito Santo de Deus?
Hoje, durante a homilia da missa dominical, dia de Pentecostes, nosso pároco lançou essa questão.
Não adianta pedir a vinda do Espírito Santo de Deus se não estivermos de coração abertos à sua ação”.

Disse o padre: Não precisamos pedir a “vinda do Espírito Santo”
Sabemos que Ele se faz presente no meio de nós. Foi um presente deixado a nós por Jesus . 

Neste domingo, dia de pentecostes, relembramos o cumprimento da promessa de Jesus: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14.18).




O mesmo Espírito Santo que Jesus soprou sobre os discípulos há mais de dois mil anos continua forte aquecendo e iluminando os corações que a Ele se abrem .