quarta-feira, 19 de março de 2014

2º encontro da CF/2014: Catequese de Crisma

 "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém"

Tema: O que é LIBERDADE
A- preparação do local: bíblia e cartaz da Campanha
B- Objetivo:
  • compreender o valor da liberdade e seu real significado: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (GL 5,1 ) frase de São Paulo numa carta escrita a uma comunidade
  • Liberdade deve ser vivida com “amor, alegria, paz paciência , amabilidade, bondade, lealdade , mansidão e domínio próprio (Gl 5, 22-23)

C-  Apresentar um quadro em folha de sulfite ou cartolina para ser preenchido:

LIBERDADE É PARA SER VIVIDA:
Com amor: querendo o bem do outro


em paz: Sem agredir ninguém

Com paciência:

Com amabilidade:

Com bondade:

Com lealdade

Com mansidão

Com domínio próprio: liberdade não é só fazer o que quiser, sem se importar com as consequências

a Bíblia nos pede para escolher................................

É bom lembrar que: Tudo me é .................., mas nem tudo........................


  • Alguns pensam que são livres, mas não são: São dependentes dos vícios, dos prazeres fáceis, da gula, do consumismo , da preguiça, da TV , das redes sociais etc...
  • Outros são dependentes das drogas: dizem que são livres e consomem drogas porque querem. Mas acabam escravizados pelos traficantes, pela necessidade de dinheiro que os obriga a roubar e até matar.
  • Alguns perdem a liberdade porque são enganados : caem na conversa daqueles que fazem falsas promessas. Apenas para obter lucro
D- Iluminando com a Palavra:: Mc8, 34-36
  • o que diz a bíblia: “Escolhe pois a vida”, Dt 30, 19 tema da CF 2008
    Vários caminhos a vida nos apresenta. Somos livres para fazer nossa escolha. Mas a “ devemos escolher “ a vida”
  • ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, amando o Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a Ele.“
  • O que significa escolher “a vida”?
    Adão e Eva são exemplos da Bíblia que desobedeceram e escolheram um caminho que os colocou no caminho do pecado.
  • Se escolhermos desobedecer às Leis de Deus, criamos um mundo que não tem mais “jeito de paraíso” e produzimos infelicidade. Isso não é castigo de Deus, mas consequências da falta de sabedoria na escolha.
E- Mensagem do evangelho: “ Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a própria vida?” Mc 8, 36

F- Oração final

Senhor , ajuda-me a viver a verdadeira liberdade.
Ajuda-me a escolher o bem e rejeitar o que faz mal a mim e ao próximo.
Ajuda-me a cultivar o amor entre os irmãos da comunidade entre meus amigos e familiares
E que juntos possamos construir um mundo melhor, sempre consciente de que :

Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”(I Cor 6,12)
Amém

*******************************************************************
O quadro de avaliação preenchido pelos catequizandos ficou assim:  



6 comentários:

  1. Nós criamos um painel num papel craft bem grande... ficou legal também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei boa a sugestão do cartaz em papel kraft, mas para meu grupo considerei uma melhor participação distribuindo a avaliação em sulfite. Fizemos três grupos e a comunicação entre eles fluiu melhor.

      Excluir
  2. Estou amando esse blog, estou começando agora como catequista e aqui tem um conteúdo muito legal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que meu objetivo está sendo alcançado. Partilhar aquilo que deu certo, dar sugestões auxiliando aqueles que tem mais dificuldade é a minha meta. O objetivo é sempre partilhar ,mas tb receber sugestões. Bjs. Volte sempre.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Interessante o tema da liberdade, principalmente com as manifestações de hoje em dia. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua colocação Fábio. Os jovens hj estão um pouco sem noção de liberdade e acabam extrapolando . Com isso abusam de seu limiar de liberdade e prejudicam a liberdade de outros através de suas ações impensadas.

      Excluir