domingo, 23 de março de 2014

3º domingo da Quaresma: "Dai-nos desta Água Viva"

 Evangelho deste 3º domingo da Quaresma Jo4,5-42

O encontro de Jesus com a Samaritana.

Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (João 4, 13-14). 
 


Jesus é a água viva, quem d’Ele bebe jamais terá sede! Jesus nos sacia dessa sede de eternidade que nós temos, Ele preenche os vazios da nossa alma e do nosso coração e dá sentido à nossa existência. 
Que nós também hoje possamos ir ao “poço de Jacó” buscar essa água, que nos lava e sacia a nossa sede!.


O mundo tem sede da água viva que Jesus oferece, mas nem sempre a busca de forma permanente. Prende-se a prazeres fáceis e fúteis, que logo se tornam em fonte de insatisfação e promovem um vazio espiritual.

O encontro de Jesus com a samaritana é algo surpreendente. Ela queria água para saciar sua sede . Jesus lhe ofereceu da água viva, para que ela não precisasse mais ter sede.

O mundo individualista e competitivo de hoje ainda procura da mesma água, mas rejeita a “água “ que o Senhor lhe oferece.

Se conheceis o dom de Deus, não tereis mais sede”. Segundo ele, o dom de Deus é o Espírito Santo. “Essa magia eterna é o dom de Deus, que é o Espírito Santo”. Ele pede para que façamos como a samaritana. “Devemos dizer como a samaritana disse: Senhor, dá-me dessa água”, que, segundo ele, só pode ser recebida através do Batismo”

Fomos batizados nessa água viva através do batismo. Do Espírito Santo. Mas por vezes deixamos de viver o nosso batismo, buscando a água que sacia em lugares que não saciam e até matam.

Tempo de Quaresma, época para nos penitenciarmos como a samaritana: ela não tinha marido, era adúltera. Foi a provocação que Jesus fez para ela se penitenciar. Foi preciso que ela passasse pelo arrependimento , e então poder provar da “àgua viva”

Ao experimentar a ‘água viva’, o cristão deve oferecê-la aos demais. “Que esta água viva, uma vez experimentada, nos dê o desejo de sair jorrando, jogando para outras pessoas, como fez a samaritana. Temos que beber desta água e levá-la para outras pessoas também experimentarem”. (Pe. Márcio, vigário geral da Diocese de Campina Grande)


Vamos beber do poço que é o próprio Cristo a fim de termos forças para atravessar os desertos da existência.




















4 comentários:

  1. Só o Senhor pode nos dá da água que dessedenta a nossa sede para todo o sempre.
    Deus lhe abençoe!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor é fonte de água Viva, mas muitos se desviam e a buscam em lugares escusos. Que o Senhor toque esses corações. Abcs

      Excluir
  2. Oi Edite! O importante na história da samaritana e na nossa é ter o coração aberto para o encontro com Jesus. Ele não nos impõe receber da água viva, nós é que precisamos recebê-la e saboreá-la! BJks e uma semana abençoada! Tetê

    ResponderExcluir
  3. Muito bem lembrado Tetê< somos livres para escolher onde buscar "nossa água"
    Bjs

    ResponderExcluir