domingo, 15 de março de 2015

VIA SACRA NA CATEQUESE: 9ª 10ª e 11ª estação



9ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Senhor Jesus, cais pela terceira vez, Tu sentes o peso da cruz e o desprezo daqueles que viram as costas ao Teu Evangelho, aqueles que escolhem ganhar interesses em vez de tempo para o bem do irmão. Que esta terceira queda seja para nós uma forte interpelação para ter cuidado em não pisar e esmagar os mais fracos.


LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Cristo cai de novo. Os soldados batem. Cristo não se mexe. Senhor Jesus, está morto?
TODOS- Ainda não, as forças quase acabaram. Restou ainda um pedacinho do caminho: dois, três passos. Neste estado isso é quase impossível.
LEITOR 2- Senhor, cai pela terceira vez, mas já no alto do Calvário onde vão levantar a cruz.
TODOS- Eu também caí de novo. Sempre estou caindo. Às vezes duvido se poderei levantar-me. Mas vendo-te ao meu lado, recupero as minhas forças e certamente vencerei com Vossa graça.

CANTO: ♫ Cai terceira vez prostrado pelo peso redobrado dos pecados e da cruz (bis).
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Vamos ao chão novamente, fechemos os olhos e imaginemos o cansaço e a dor de Jesus. Mas, Ele está conosco e nos levantamos novamente.

10ª ESTAÇÃO: JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES

Senhor Jesus, fostes despojado das Tuas vestes, exposto à desonra, expulso da sociedade. Assumistes os sofrimentos e as necessidades dos pobres, daqueles que são expulsos do mundo. Concedei-nos um respeito profundo pelo homem em todas as fases da sua existência e em todas as situações onde o encontrarmos. Dai-nos a veste luminosa da vossa graça.

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Cristo não tinha mais nada a não ser uma veste. Mas isto foi ainda demais.
TODOS- Agora não existe mais nada entre o corpo de Cristo e a cruz. Os homens uniram a cruz e o corpo para sempre. Cristo, Vossa veste era comprida, digna da pessoa humana. Nós precisamos abandonar também às vezes, vestes provocantes, indecentes.
LEITOR 2- Mas principalmente abandonar as vestes do egoísmo, da indiferença. Só assim podemos defender a dignidade humana de nossa família e das famílias que vivem ao nosso redor.
TODOS- Senhor, fazei que morra tudo em mim que ofende a Vossa santa vontade. Gosto tanto de muitas coisas pequenas que são minhas, mas se isso for necessário para viver verdadeiramente, tira tudo de mim. É melhor morrer, para depois viver. Assim como o grão que precisa morrer para dar frutos.

CANTO: ♫Dos vestidos despojado por verdugos maltratado eu Vos vejo, meu Jesus (bis).
Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: As crianças oferecem em doação roupas para os mais carentes (Gesto combinado previamente. Pode ser outra doação conforme a necessidade da comunidade).

11ª ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ

Jesus é pregado na cruz. Todo o seu corpo é martirizado; Na verdade Ele tomou sobre Si as nossas doenças, carregou as nossas dores. Jesus condenado, que não quer usar o seu poder para descer da cruz, mas antes suportou o sofrimento da cruz até ao fim.
Quantos hoje são julgados e crucificados pelo poder do dinheiro?

LEITOR 1- Nós o adoramos, Senhor Jesus e o bendizemos.
TODOS – Porque pela Sua santa cruz, trouxe redenção ao mundo.
LEITOR 1- Cristo estendido na cruz, a cobre perfeitamente para ser unido perfeitamente a ela. Os pregos atravessam o corpo. Cristo permite que o homem apanhe brutalmente as mãos e os pés dEle e pregue na cruz. Agora nenhum movimento é possível.
TODOS- Nós também precisamos aceitar a nossa cruz na hora presente. Não podemos escolher. Temos que aceitar a nossa cruz. Ela é pronta, feita para meu tamanho, feita dos meus sofrimentos. Temos que apegar-nos a ela.
LEITOR 2- Isto não é fácil. Mas não posso encontrar o Cristo de outra maneira. Cristo espera por mim na cruz para, junto com Ele, redimir o mundo, nossos irmãos.
TODOS- Precisamos ter a coragem de agir para que a sociedade tenha a reforma política. Precisamos agir para que as autoridades se coloquem, de fato, a serviço da sociedade e não somente olhando os interesses de suas famílias ou só seus amigos. Precisamos ter coragem de nos unir na luta pelo Reino de Deus, Reino de Paz e de justiça.

CANTO: ♫ Foi Jesus na cruz pregado, insultado, blasfemado com cegueira e com furor (bis). Pela Virgem dolorosa, Vossa mãe piedosa, perdoai-me meu Jesus.

GESTO: Estender ambos os braços e ficar na ponta dos pés por alguns momentos, como Jesus ficou na cruz... É difícil, doloroso... quanto o foi para Jesus, ainda com pregos nas mãos e pés?

Continua ... é só clicar !
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário