sexta-feira, 19 de junho de 2015

Encontro de catequese : "Quem é meu próximo?"



PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
 
imagem google

OBJETIVOS
- Sensibilizar a criança sobre as diversas oportunidades de auxiliar as pessoas que encontram em seu dia-a-dia;



-Refletir sobre a importância de não cultivar no coração quaisquer tipos de preconceitos (raça, religião, cor, etc);

- Destacar que a Parábola exemplifica os ensinamentos de Jesus, como a caridade e a humildade, duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho;


Conversando
 
A- Se você encontrar uma pessoa precisando de ajuda, qual deve ser sua atitude? 
Se você visse uma pessoa caída na rua ou calçada, como agiria?
Fingiria que não a viu, chamaria o pronto socorro e ia embora ou, se aproximava da pessoa para procurar ajudá-la.



B- Jesus contou esta história no tempo que viveu aqui entre nós

 Ele contava histórias, pois através dessas histórias ensinava grandes coisas às pessoas.

C-LEITURA DO EVANGELHO: O bom samaritano: Lc 10,  25-37



  • Ler a Parábola  com atenção para refletir sobre a profundidade e riqueza dos ensinamentos e valores morais nela contidos (tais como humildade, brandura, benevolência, generosidade, indulgência, confiança, desprendimento, etc).
     
  • VIVENDO A PALAVRA

    Atualizando a história : O catequista poderá ilustrar o encontro com uma história semelhante, de sua vivência ou de seu conhecimento

    Exemplo :( Este é um próprio testemunho meu)

     Certo dia , numa manhã chuvosa  e fria eu ia passando pela praça da Igreja .
    Era quinta-feira, dia em que o Santíssimo fica exposto  durante o dia todo.
    Como chovia, eu atravessei a praça rapidamente sem prestar muita atenção. Apressada como estava e embaixo da chuva só pensava em chegar logo à Igreja , onde iria durante  alguns minutos permanecer em adoração diante do Santíssimo.

    Depois de dar alguns passos, quase já na porta da Igreja , “senti “ que parece que algo se movera enquanto  eu passava . Voltei-me  para trás e então vi um senhor que estava deitado sobre a calçada embaixo do monumento da Santa Ceia.
     Assim que notou meu  interesse por sua pessoa, o andante se levantou como se a querer dizer algo.  

     Mas eu me  voltei e entrei logo  na Igreja. Mas meu coração indagava : “ Que fazia aquele homem apenas com uma mochila àquela hora da manhã fria e chuvosa , como se estivesse sem rumo ?
    Meu  coração me dizia que precisava saber o que estava acontecendo. Precisava ouvi-lo, precisava ajudá-lo, pois ele parecia sem rumo.

     Ajoelhada então diante do Santíssimo pedi em oração: "Jesus , mostra-me como . Preciso ajudar aquele homem, mas de que maneira? Fala-me, Senhor Jesus !"
    Fiquei ali ajoelhada apenas alguns minutos falando com Deus e saí decidida: iria abordar aquele homem e ver como poderia ajudá-lo. 
    Mas ao chegar à praça, fiquei um pouco decepcionada. O homem havia ido embora. Bem, talvez aquele não fosse o momento. O Senhor por certo não desejava minha intervenção. Ou ,minhas preces não tinham sido ouvidas. Não conseguira passar a mensagem a Deus.  Minha  prece havia caído no vazio...

    Resolvi que seguiria meu caminho . Mas , quando me volto para  mais uma vez lançar um olhar  pela praça vazia , eis que o vejo  surgir quase já bem próximo . . E vinha  em minha  direção.
    Chamei-o  e  juntos fomos  para a entrada da Igreja , onde podíamos ficar protegidos da chuva

    Ficamos  ali conversando durante alguns minutos que me permitiram conhecer uma parte da sua história . Seu destino era São Paulo .Iria em busca das filhas que lá moram . Havia sido assaltado na rodoviária de Sertanópolis. Estava apenas com os documentos , os quais me mostrou . O que me fez colocar mais crédito em sua história . Disse-me  até o nome das filhas , onde moravam e chorou quando mencionou as netas gêmeas Tainá e Tainara .
    Havia chegado na noite anterior e uma alma boa lhe dera um prato de comida , um cobertor e a camisa que vestia . A cama foi o banco da rodoviária da cidade. Estava na praça desde bem cedinho e já tinha até entrado na igreja e participado da  missa das seis horas de toda quinta-feira.

      Verdade ? Não sei ! Tinha fundamento o que ele dizia, então preferi acreditar.
    Mas ele precisava de uma passagem de ônibus que o levaria até Marília , onde iria procurar um abrigo . No abrigo, disse ele, vou estar em segurança e protegido . E eles me encaminharão ao meu destino.
    Não tinha dinheiro ali comigo naquele momento , mas arranjei uma solução . Era preciso ajudá-lo a chegar pelo menos até o abrigo . Entrei em contato com outra alma boa que me levou a quantia suficiente para uma passagem e um possível lanche
    . Depois de muitos agradecimentos , ele partiu rapidamente em direção à rodoviária .

    LEVAR PARA A VIDA:
    O nosso próximo é qualquer pessoa que esteja em nosso caminho; é qualquer alma neces­sitada de auxílio; é aquele que tem fome, que tem sede, que está desamparado, que está sofrendo na prisão ou no leito de dor...
    Nosso dever é imitar sempre o Bom Sama­ritano da parábola.
     Estarmos sempre prontos para socorrer quem so­fre, como o bondoso samaritano fez, sem qualquer indagação ao necessitado?
    Imitar o Bom Samaritano é o que Jesus pede ao nosso coração:
     “Vá e faça o mesmo”, sempre, em toda parte, com quem quer que seja.
    Este é o caminho da felicidade eterna, com Jesus. A caridade sem interesses é aquela que é praticada com amor, sem sabermos a quem estamos ajudando
    .Apenas por amor , independente de cor , raça ou religião ou posição social Este é o caminho da felicidade eterna, com Jesus.

    GESTO CONCRETO : visitar um doente na cidade 


  • 4 comentários:

    1. Olá, querida Edite
      É bem complexo mas fazemos a nossa parte e deixamos o resto com Deus...
      Bjm fraterno

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo ,Roselia, nos dias de hoje vivemos angustiados com tanta violência , mentiras e subterfúgios que acaba dificultando nosso agir . Mas precisamos passar esse conceito de amor ao próximo aos nossos jovens , com todas as ressalvas , claro . Obrigada pela visita

        Excluir
    2. Oi, Edite! Gostei do seu testemunho. Vemos tantas pessoas jogadas nas calçadas dos grandes centros urbanos e temos medo sim de nos aproximarmos por conta da violência sim, mas também por causa do nosso egoísmo. Sei que é difícil. Que Deus nos capacite sempre para a missão! :)

      ResponderExcluir
    3. ........I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.






      ........I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.

      ResponderExcluir