domingo, 5 de março de 2017

Dinâmica para catequese : "AS MUITAS REPRESENTAÇÕES DE NOSSA SENHORA"




 Estamos no Ano Mariano , celebrando os 300 anos da aparição da Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul 
 . Não podemos deixar nossos catequizandos às margens dessa comemoração .


O catequista deverá proporcionar momentos de oração , sempre lembrando que é através de Maria que chegamos a seu filho Jesus .


 Incentivar o culto e a devoção à Nossa Mãezinha é muito importante na catequese . 
Deixo aqui uma sugestão de dinâmica que com certeza esclarecerá muitas dúvidas em nossas crianças e incentivará sua fé e devoção Mariana.




As várias denominações de Nossa Senhora

É comum ver pessoas fazendo alguma confusão diante das muitas representações de Nossa Senhora. Algumas pessoas nem sabem que essas representações são todos títulos dados a  Maria, a Mãe de Jesus, e que são frutos de manifestações ou invocações à nossa Mãe Santíssima .

Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, recebe nomes ou títulos diferentes devido aos lugares onde apareceu, como é o caso de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, que apareceu no México, na cidade de Guadalupe. 
Também recebe nomes em virtude das graças que alguém alcançou por intermédio dela, como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, ou em razão de lugares nos quais é padroeira, como Nossa Senhora do Brasil. 

Recebe também nomes por causa de graças que nós necessitamos e pedimos à sua intercessão, como de Nossa Senhora do Bom Parto. Enfim, são inúmeros títulos recebidos em todas as partes do mundo e que congregam a devoção do povo a ela. Ela é a Santa que mais recebe nomes em toda a Igreja Católica.

Como podemos trabalhar isso na Catequese?

Em primeiro lugar providencie diversas estampas (santinhos) de Nossa Senhora, mas todos diferentes, isto é, cada estampa terá uma imagem diferente da outra, de todas as Nossas Senhoras. Por exemplo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Lapa, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Luz, etc
.
Distribua essas estampas entre os catequizandos e peça a eles que pesquisem sobre a devoção à Nossa Senhora cuja estampa receberam, onde a devoção nasceu e por que ela é chamada com tal nome.
Melhor se eles tiverem pelo menos uma semana para pesquisar.

Depois, providencie uma cartolina na qual se pode desenhar o mapa mundi, apenas um esboço. E coloque em um mural, diante da turma.
A ideia é formar um painel, onde os catequizandos vão colocar as estampas depois de apresentarem aos demais o resultado da pesquisa feita. Cada estampa será colocada no mapa, sobre a região na qual teve origem a devoção.

Como são muitas as representações de Nossa Senhora, provavelmente mais que o número de catequizandos, o próprio catequista poderá completar o painel com as estampas que não forem distribuídas, também falando sobre a sua origem e o local onde cada devoção surgiu.


Usando de sua criatividade o catequista poderá pesquisar na net os títulos referentes à Nossa Senhora , muitos dos quais até nós catequistas desconhecemos , pois beiram a 2000.
Poderá também usar das invocações a Nossa Senhora contidas na Ladainha em homenagem a ela.

Lembrando sempre que cada grupo possui uma característica e um nível de aprendizado que deve ser respeitado .

Cada um use de sua criatividade e ofereça o melhor a seu grupo de acordo com a etapa que frequenta.

Ao final do encontro , o catequista pode ilustrar com a música de Roberto Carlos 




“Todas as Nossas Senhoras” Roberto Carlos 

Quando eu me sinto aflito, Nossa Senhora da Paz 
Me dá sua mão me acalma, tranquilidade me traz 
Se uma lágrima me rola e o pranto eu não contenha 
Choro nas escadarias de Nossa Senhora da Penha 

Nossa Senhora de Fátima peço que a alegria venha 
Se o perigo me preocupa eu tenho fé não me alarmo 
Tenho meu escapulário, Nossa Senhora do Carmo

 Senhora dos Navegantes, da boa viagem me guia 
Pelos ares, terra e mares, me ampara, me auxilia 
Me livra das tempestades, Nossa Senhora da Guia 

Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus 
Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus

Sou romeiro e no seu dia, na multidão Mãe querida 
Me ajoelho e rezo, Nossa Senhora Aparecida 
Nossa Senhora da Glória, de Lourdes, de Nazaré 
Virgem Santa da Saúde, da Boa Nova e da Fé 
Minha Mãe tanta bondade hoje eu sei bem o que é 

Nossa Senhora das Graças, da Confiança e da Luz 
Senhora da Lampadosa, rogai por nós a Jesus 
Virgem Esposa Imaculada do Espírito Santo 
Adorável Mãe Rainha e Vencedora, três vezes admirável 

Nossa Senhora do Brasil, do seu corpo inseparável. 
Senhora da Rosa Mística, das Dores, da Conceição 
De Guadalupe, Medjugore e do nosso coração. 

Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus 
Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus.  

2 comentários:

  1. I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.

    ResponderExcluir