Com a Quarta -feira de cinzas inicia-se a Quaresma , período em que se pretende seja um período de oração e penitência em preparação para a Páscoa .
Receber as Cinzas no início da Quaresma não é apagar os pecados e abusos cometidos na festa do Carnaval.
Antes, deve ser um compromisso de vivência cristã todos os dias de nossa vida.
Neste dia , durante a celebração litúrgica ,cinzas são impostas sobre a cabeça ou a testa dos fiéis, simbolizando a fragilidade humana e o chamado bíblico àconversão.
"porque tu és pó e ao pó has de voltar"
O pó sobre a cabeça faz-nos ter os pés assentes na terra:
recorda-nos que viemos da terra e, à terra, voltaremos; isto é, somos débeis, frágeis, mortais.
Mas somos o pó amado por Deus. Amorosamente o Senhor recolheu nas suas mãos o nosso pó e, nele, insuflou o seu sopro de vida (cf. Gn 2, 7).
E, convertidos , tendo uma vida plena em Deus, assim quer que voltemos a Ele.
"CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO"
O que é conversão
Converter-se e dar o seu SIM constante a Jesus Cristo, , vivendo a fé não de forma superficial, mas transformando o cotidiano pela oração, arrependimento e caridade .
A conversão na Igreja Católica é um processo contínuo de mudança de vida, "mudança de coração" (metanoia) e reorientação radical para Deus, abandonando o pecado e voltando-se para o Evangelho.
Não é apenas um evento único, mas uma transformação interior diária que envolve fé, arrependimento, oração e a busca constante pela santidade através dos sacramentos, como o Batismo e a Confissão.
ORAÇÃO PELA CONVERSÃO DOS PECADORES
Senhor Jesus, clementíssimo Salvador do mundo, súplices vos rogamos por vosso Sacramentíssimo Coração.
Fazei que todas as ovelhas errantes se convertam a vós, Pastor de nossas almas, vós que viveis e reinais com Deus Pai na unidade do Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amen.
A alegria do carnaval não é condenada em si mesmo . A alegria faz parte do ser humano.
O que se pede nestes dias de carnaval é o cuidado com os exageros . Participe de forma equilibrada , sem exageros de comportamento .
Cuidado com as pessoas com quem vai estar. Escolha bem sua companhia . fique ao lado de quem realmente te ame , não abuse de bebidas .
Comporte-se de forma que após os dias de folia não venha o remorso e o arrependimento .
"A Igreja faz uma distinção entre a "alegria verdadeira", que é duradoura e fundamentada na fé, e a "euforia passageira" ou "libertinagem" que muitas vezes toma conta das ruas através do uso de drogas, embriaguez e comportamentos imorais".
O desrespeito a valores cristãos em blocos e desfiles são incompatíveis com a vida cristã.
No entanto, festas familiares e "inocentes" são perfeitamente aceitáveis.
É validado ao cristão participar da alegria popular.
Manter sua identidade e testemunho, sem se deixar levar por excessos que degradam a dignidade humana. se faz necessário.
E o tempo continua implacável, trazendo mudanças inevitáveis , não pára e não espera por ninguém.
Segue seu curso arrastando lembranças , leva fases, memórias , pessooas, vínculos e histórias .
Eu fico aqui a observar não languidamente, mas refletindo nessa constância do tempo que não para nunca .
AS pessoas se vão , deixam suas marcas , suas lembranças , suas fases bem ou mal vividas.
Echaporã e uma cidade pequena . O falecimento de alguém logo vira notícia .
E conhecemos quase todos : ou são amigos de tempo de escola , vizinhos , companheiros de agora ou de juventude , frequentadores da mesma igreja , etc..
Não dá prá ficar alheio . Sempre na pessoa que se vai há algo que nos toca ou algum momento já convivido juntos .
Ao observar tantos "partindo" , alguns da mesma fase que eu , a constatação da finitude da vida grita alto.
"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro." RICARDO GODIM
ou
Talvez eu chegue "perigosamente viva " aos 80 anos .
e olha que falta pouco ......rsss...
***********
HOMENAGEM PÓSTUMA
Echaporã se despede com gratidão do Dr. Aulo Virgínius Judice
Echaporã se despede, com profundo pesar e sincera gratidão, do Dr. Aulo Virgínius Judice, que veio à nossa cidade para exercer sua função e aqui construiu uma trajetória marcada pelo respeito, pela dedicação e pelo cuidado com as pessoas.
Dr. Aulo será lembrado não apenas pelo profissional respeitado que era, mas também pela sua ética, sensibilidade, humanidade e pela maestria com que desempenhou seu trabalho, conquistando a confiança e o carinho dos echaporaenses e de toda região.
Neste momento de tristeza e despedida, a cidade agradece por salvar tantas vidas e cuidar tão bem da nossa população e se solidariza com os familiares e amigos, desejando conforto, serenidade e força para enfrentar esta grande perda.
O Senhor me protege e me guia , deolveu-me a connfiança e fortaleceu a minha fé .
Que o Senhor "firme meus passos" e guie minhas ações para que não haja desvios (Salmo 119:133).
Este livro é um convite para todos aqueles que querem viver uma profunda transformação em sua vida espiritual e saciar a sede da alma no Coração de Jesus Perseverar no bem é a lição de hoje :DEus sempre nos oferece muitas graças .A negligência nos faz perdê-las talvez para sempre e com ela se perdem as demais graças que dela dependiam .faça seus propósitos e cumpra-os . Não deixe que se percaam pelo caminho.Ouve atentamente a voz de Deus .""Começar é de muitos . Perseverar é dos santos " Seja diligente naquilo que se propôe a fazer , cuidadando para seguir os ensinamentos cristãos.
A posse canônica é uma cerimônia que atribui ao pároco os devveres de uma paróquia , de acordo com as normas litúrgicas e canônicas .
Esta solene celebração aconteceu no dia 22 de janeiro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Echaporã , presidida pelo sr. Bispo Diocesano Dom Argemiro de Azevedo.
Diante de toda assembleia presente , dado início da celebração pelo Senhor Bispo , o rito prosseguiu com o juramento de Padre Ronaldo no qual prometeu conserar a comunhão com a Igreja católica, renovando sua profissão de fé e suas promessas sacerdotais .
Após o juramento , foi feita a entrega das Chaves da Igreja , num gesto simbólico de posse e zelo total.
Momento da liturgia da Palavra foi feita a entrega do Evangelho ao novo pároco ondeDom Argemiro ressaltou que ser pároco significa ser Pastor de um povo: amar, defender, cuidar, celebrar, testemunhar, formar e ensinar.
O bispo ainda orientou o novo pároco empossado a usar sempre Nosso Senhor Jesus como referência em seu pastoreio e finalizou pedindo que ele olhasse para a ternura de Maria.
Feita a oração do Credo diante de toda assembleia , procedu-se à entrega do Batistério , Estola e chaves do sacrário.
Por fim foi feita a leitura da Ata de posse do padre Ronaldo Passos como pároco da páróquia Nossa Senhora Aparecida de Echaporã, a qual foi assinada pelo interessado .
Ata essa que ficará como documento em arquivo da Cúria Diocesana, Paróquia e Pároco.
Que Deus abençoe Padre Ronaldo nesta sua nova etapa que se inicia aqui em nossa paróquia , que sejam abundantes as graças meritórias nessa sua missão de evangelizar .
São Sebastião , corajoso soldado que seriu a dois exércitos : o exército de Roma e o exército de Crsto .
Embrenhando-se entre os soldados aproveitaa da posição militar para visiar os ristão que na época eram perseguidos e torturados .
Sebastião cumpria seus deeres militares mas esquivava-se a de participar das torturas dos cristãos .
O imperador Maximiano sabendo da infiltração de cristãos entre os soldados romanos optou por expulsá-los do regime . Mas , Sebastião sendo filho de pai também miltar foi condenado a morrer sob tortuura .
No entanto , as flechadas não o mataram . Fi salvo por uma boa alma cristã que curou suas feridas .
Curado , Sebastião se lançou noante à eengelização e dirigiu-se ao imperador Maximiano pedindo que deixasse de torturar e matar os cristãos .
Não foi atendido . Resultado , recebeu noa ordem de tortura até a morte . E assim , Sebastião foi açoitado e sangrou até à morte .
O culto a São Sebastião data do século IV , atingindo seu auge no século XV.
Hoje existem muitas cidades cujo padroeiro é São Sebastião .
Aqui em Echaporã temos a Capela rural de São Sebastião , onde a comunidade celebrou ontem .
Oração a São Sebastião
São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo
e poderoso advogado contra a peste,
defendei a mim, minha família e todo o país
do terrível flagelo da peste e de todos os males
para que servindo a Jesus Cristo
alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu.
A sabedoria humana é limitada e buscar a orientação divina é fundamental para que possamos agir com clareza e calma, sem atropelos que possam reverter o resultado final.