sexta-feira, 26 de abril de 2013

O valor da Santa Missa



Há uma semana lancei aqui o debate sobre a questão da obrigatoriedade de nossos catequizandos em participar da celebração dominical.
 Posso dizer que o texto foi bem acessado, embora muitos deixassem  de dar sua opinião por escrito.  Mas o número de acessos já significa que o tema chamou a atençao. Respeito a posição  daqueles que preferiram abster-se de manifestar mais claramente e agradeço a todos aqueles que tão gentilmente colaboraram.deixando seu ponto de vista. 
Fazendo um levantamento, tanto pelos comentários deixados aqui, como pelo facebook, ficou claro que a maioria contesta a obrigatoriedade  da presença na Santa Missa dominical. Não consideram essa "obrigatoriedade "  uma boa estratégia. 
 O  que está faltando é uma maior conscientização da famílias no sentido de compreenderem o valor e os benefícios  que a frequência contínua à Santa Missa traz a qualquer cristão.
 Visto que os filhos vêm à Igreja trazidos por seus pais ou avós, o exemplo dos pais seria a melhor forma de passar às crianças  a importância da presença na Missa Dominical.
Como podem os pais "obrigarem " seus filhos à presença na missa dominical se eles próprios a desprezam? Fica então a nossa catequese tida mais como um compromisso social que se resume apenas  em receber os Sacramentos.
 Pensando em reverter esse quadro que parece ser comum a várias paróquias, fica aqui a sugestão em se dar mais atenção a esse assunto em nossos encontros semanais.  Vamos procurar formar cristãos mais conscientes.
 Tenho observado em conversas com meus catequizandos, que muito da Santa Missa não lhes diz muita coisa. Então como vão se interessar por uma celebração que para eles não têm muito ou nada  de atraente? Tudo é questão de crescimento espiritual. E isso leva tempo. Aos poucos vamos inserindo nossas crianças e pré-jovens no mistério da Santa Missa. 
Como? Encontrando sempre um tempinho durante os encontros para trazer a mensagem do evangelho do domingo anterior. Fazer a criança falar o que viu , o que entendeu, o que lhe chamou mais a atenção. Trazer a mensagem para a sua vivência, levá-lo a entender como aplicá-la no seu dia a dia. 

No meu último encontro  eu já aderi a essa fórmula. O que antes era feito "se desse tempo",  agora será feito de forma mais sistemática.
Claro que sempre temos os nossos roteiros a seguir., e com apenas uma hora de encontro, chega-nos muitas vezes a faltar tempo. Mas, sabemos que catequizar não é "doutrinar". Vamos ser mais flexíveis e atender  o que pede cada grupo. Cada realidade é um caso  e aqui  pede-se a flexibilidade de roteiros e planejmentos.

************************************************************************************

  Este foi o tema do meu último encontro de Catequese.

texto Bíblico:"O Bom Pastor" ( evangelho do domingo anterior)
Jo 10, 1-30
Disse Jesus: "Eu sou a porta das ovelhas. Se alguem entrar por mim será salvo"
Mensagem : Jesus é o pastor que nos conduz e nos convida a segui-lo.
A ovelha obediente e sábia entra pela porta da frente. Quem entra pela porta dos fundos ou pela janela são os pecadores.. Jesus está sempre vigiando a sua ovelha  para que não se desgarre e não caia na perdição."

A SSUNTO:

 O valor da Santa Missa!



A missa é a renovação do sacrifício de Cristo na Cruz.
É o mais importante ato que podemos participar.
A missa começa por um ato penitencial, um pedido de perdão pelos nossos pecados.
Louvamos a Deus pelo Glória e professamos nossa fé pelo Credo.
No ofertório apresentamos a Deus nossas ofertas que são o pão e o vinho. Elas, simbolizam, toda nossa vida; nossos trabalhos, nossas canseiras, nossos desejos.
A Consagração é o momento em que o presidente da assembléia repete as palavras de Jesus na última ceia.
Na Comunhão recebemos em nosso coração o Senhor Jesus.

São 4 os fins principais da Missa:

- Dar culto de adoração ao Pai;
- Agradecer os benefícios recebidos;
- Pedir-lhe perdão dos pecados cometidos;
- Implorar seus dons, graças e benefícios.

Na hora da morte, as missas a que tivermos assistido serão nossa maior consolação.
O mérito da Missa é infinito, pois infinitos são os méritos de Jesus. Ela nos perdoa nossos pecados veniais não confessados, dos quais nos arrependemos. Diminui o império de Satanás sobre nós e sufraga as almas do purgatório da melhor maneira possível.
Uma só Missa a que houvermos assistido na vida nos será mais salutar do que muitas a que outros assistirão por nós, depois da morte, diminuindo nosso purgatório.

"As graças que não se alcançam na Missa, dificilmente se obtém fora dela. Muito grande é o poder dos pedidos feitos na Missa". (S.Afonso)

Toda Missa nos alcança um maior grau de glória no céu, e nos atrai muitas graças e bençãos temporais. Preserva-nos de muitas desgraças e fortifica-nos contra as tentações.
A benção do sacerdote é ratificada nos céus por Nosso Senhor.

"Se conhecessemos o valor da Santa Missa que zelo não teríamos em participar dela". (S.Crua D'Ars)

"Mais se merece em participar de uma só Missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a Terra".(S.Bernardo)

A Missa é a fonte de todos os bens. É a melhor das ORAÇÕES, é a rainha, como a chama S.Francisco de Salles.

6 comentários:

  1. é minha querida... essa são nossas famílias, grande parte delas se titulam católicas, mas sem o compromisso da missa dominical...eu já to falando é rasgado mesmo... por favor, não me digam que são católicos, se nem a missa dominical participam... A família já sendo exemplo, saindo de casa todo santo domingo pra ir à missa, ainda assim, encontramos dificuldade em fazer com nossos filhos participem... sabe, cada dia me convenço que sempre temos que ter a consciência de que fazemos nossa parte, seja como mãe/pai ou catequista, pq o amadurecimento acontece no tempo de cada um ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Imaculada, acrdito que seja bem por aí mesmo. Vamos fazer a nossa parte assumindo nosso grupo com responsabilidade e amor. Damos-lhes as orientações na fé, passamos também nosso exemplo de viv~encia em comunidade e aguardemos que as sementes lançadas possam um dia brotar e emais tarde florescer. Como vc disse cada um tem seu tempo de amadurecimento. Bjs

      Excluir
  2. Domingo sem Missa, Semana sem Graças............

    ResponderExcluir
  3. Partecipar dignamente e devotamente da s.missa os beneficio que receberemos são incalculaveis......................

    ResponderExcluir
  4. Participar devotamente à S.Missa é a melhor oração que podemos dirigir ao Pai................

    ResponderExcluir
  5. Participar devotamente à S.Missa é a melhor oração que podemos dirigir ao Pai................

    ResponderExcluir