sábado, 20 de setembro de 2014

Gincana Bíblica na catequese de Crisma

 

E depois de estudar com os catequisandos o tema anterior: Êxodo" , Passei alguns versículos para que lessem em casa , de preferência com os pais.
  • Ex 2, 1-10   3,1-8  12,1-14   14,15-31    14,9-16
Fica a critério do catequista a escolha dos capítulos e versículos. Tudo depende da compreensão e interesse demonstrado pela turma
 No encontro seguinte,
  • dividi a turma em grupos, usando a estratégia de letras de alfabeto
  • as perguntas foram sorteadas
  • a cada grupo foi dado 8 questões
  • para cada resposta certa , um ponto para a equipe.
  •  se houver erro levará ponto a outra equipe se acertar a resposta
  • para o final, guarde a pergunta "coringa" que é para o desempate caso haja
Eis aqui o questionário que utilizei:

  • De que povos a história bíblica  do êxodo nos fala?
R: hebreus e egípcios
  • Fale-me sobre eles: quem era o povo hebreu? quem eram os egípcios? Quem era escravizado?
R:Hebreus eram o povo de Deus, descendência de Abraão.Os egípcios eram um povo rico e culto que escravizava os hebreus obrigando-os a trabalhos forçados.
  • Quem foi o "escolhido" para libertar o povo hebreu da escravidão do Egito?
R: MOISÉS
  • Quem colocou Moisés nas águas do Nilo? Porquê?
Sua mãe, porque o faraó dera uma ordem para que se matassem todas as crianças hebreias do sexo masculino
  • Quem encontrou Moisés nas águas e qual o significado de seu nome?
 A filha do faraó . Moisés quer dizer "aquele que foi salvo das águas"
  • Foi uma missão fácil para Moisés , a libertação do povo hebreu? Porquê
Moisés encontrou a resistência do faraó que  a cada dia mais escravizava o povo e não deixava partir.
  • O que Deus mandou como castigo para que o  faraó acreditasse e obedecesse a ordem do Senhor?
As dez pragas .
  • Qual foi a última e definitiva praga que Deus enviou como castigo?
A morte de todo primogênito egípcio, inclusive o filho do faraó
  • Como foi instituída a Páscoa? O que significava  o sangue do cordeiro nas portas dos hebreus?
O sangue era o sinal de proteção aos hebreus. A Páscoa aconteceria naquela noite, ou seja , a passagem da vida de escravidão para a libertação.
  • Vamos encontrar no capítulo 14, do Êxodo o versículo correspondente a essa resposta: 
14,14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra ao Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição 
perpétua"
  • Em que momento o povo desacreditou e temeu morrer no mar Vermelho?
quando viram os egípcios a correr com suas carroças atrás deles.
  • O que disseram a Moisés? O que demonstraram com tal atitude?
Não seria melhor permanecer escravo no Egito do que morrer no deserto? Demonstraram com essas palavras falta de fé e confiança no Senhor.
  • Como os hebreus atravessaram o Mar Vermelho? E o que aprendemos aqui?
 Atravessaram a "Pé enxuto". A mensagem que tiramos é que "o Senhor sempre cumpre suas promessas" É preciso acreditar e confiar .
  • Você encontrou na leitura do Êxodo" o versículo referente à "tábua dos dez mandamentos? " Leia para o grupo:
Êxodo 20, 1-21

  • Deus falou com Moisés face a face. Como Ele nos fala hoje?
Deus nos enviou seu Filho Jesus Cristo para que nos orientasse e deixasse seus ensinamentos que regem nossa vida diária. 
  • De que maneira temos acesso à Palavra de Deus?
Diretamente pela leitura diária da Bíblia, nas homilias e pregações de sacerdotes e ministros. Também através de boas leituras católicas, e meios de comunicação (rádio, TV, internet, etc...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário