sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DINÂMICA DAS CARETINHAS



 INTRODUÇÃO

 A Dinâmica das caretinhas eu usei no encontro com os pais para o encerramento do mês da bíblia. Há vários blogs de catequistas que já postaram sobre ela.
 O objetivo era levá-los , pais e filhos a compreender o valor da Palavra de Deus e a riqueza de ensinamentos que ela nos traz. Ela é alimento para a alma, um facho de luz para nosso caminho. Não podemos nunca dispensar ou ignorar essa  Luz em nossa vida 
  • A Bíblia naõ é um livro comum.
  •  Nela vamos encontrar todas as regras do Bom Viver.
  • Não é para ficar "empoeirada" na estante , como decoração
  •   A Palavra de Deus é a semente lançada na terra para que floresça e dê frutos.
  • A terra simboliza nossos corações e os frutos são o resultado de nossas ações. 
  • ler a parábola do semeador Mt13, 3-8
  • A bíblia é como um "manual do fabricante " com instruções de como cuidar de nossas vidas para que não "enferruje" ou  " se estrague"
DINÂMICA DAS CARETINHAS
 Use o material que achar mais apropriado para confeccionar as mini-bíblias
 Eu usei papel cartão reciclável, desses que vem em embalagens ( guardo todos  : podem ser úteis)
 Encapei com papel pardo , também reciclável, dessas sacolas pardas que  recebemos nas lojas. São úteis demais.
As caretinhas imprimi na net. Não sou muito boa em desenhar expressão facial. 
 Atrás  de cada exemplar "bíblico" colei o significado de cada expressão colada na frente

  por exemplo:
1ª Bíblia Triste : Sou a Bíblia triste, meu dono até que me lê, mas não interpreta corretamente minhas Palavras e não pratica meus ensinamentos.
2ª Bíblia Rasgada: Sou a Bíblia rasgada, dentro de mim estão escritas palavras doce como o mel, mas meu dono muito desligado, me deixa em qualquer lugar e nas mãos de quem não tem cuidado!
3ª Bíblia Suja:  sou a Bíblia Suja, sou colocada na estante como objeto de decoração. Fico lá no mesmo lugar, sempre aberta na mesma página, no mesmo salmo, pegando poeira. Ninguém me tira dali para ler e meditar  meu conteúdo! 
4ª Bíblia desanimada e esquecida: Sou a Bíblia esquecida e desanimada. Meu dono não me usa, não ame leva para o grupo de oração, para os encontros de catequese... às vezes até me leva, mas depois não me procura mais. Fico lá no canto até a próxima semana. Se esquece que sou a fonte inspiradora, luz que ilumina, Palavra que conforta, Pão que alimenta!
5ª Bíblia Feliz: sou a Bíblia Feliz, sirvo sempre que sou desejada. Meu dono me carrega com orgulho, Me lê, acredita em minhas Palavras, pois sabe que sou para os cristãos a espada.

Fui mais além e associei cada expressão ao tipo da pessoa dona da "tal bíblia"
 Bíblia triste : Não é só a biblia que é triste , mas quem não a lê, não se interessa por ela. Portanto vive perdida , insatisfeita. Sua vida permeia na escuridão.
 E assim fui associando as outras "expressões " com a pessoa. 
Fica aí a criatividade do catequista que usará o artifício que achar melhor. 

Espero que tenham apreciado as dicas, que lhes seja útil para estruturar seu próprio encontro, pois as realidades diferem de paróquia para paróquia e seria impossível apenas "copiar " e não fazer adaptações a seu grupo.


Veja o encontro todo aqui


Um comentário:

  1. Parabéns adorei a ideia. já vou usar no meu encontro este sábado . bjs

    ResponderExcluir