domingo, 26 de outubro de 2014

SER OU NÂO SER: Dinâmica


 Para ser usada como ilustração  da parábola dos talentos


Montar uma atividade para ajudar as crianças a entenderem a questão do valor de cada pessoa. Duas coisas precisam ficar claras:
1ª) As pessoas não são iguais.
As diferenças existem e são boas também.
Agente precisa aprender a conviver com as diferenças;

2ª) As pessoas tem a mesma dignidade e a mesma importância perante Deus. Podem ter dons diferentes, podem exercer funções diferentes, mas a dignidade do ser humano é a mesma
  • Fazer um jogo, com várias fotos ou desenhos que retratem diversas pessoas e coisas. Podem ser figuras recortada sem jornais ou revistas. Ou podem ser cartões com nome das pessoas e das coisas. Por exemplo: o Papa, o Presidente da República, um artista da televisão, um operário, uma dona de casa, um idoso, um jovem, uma criança.
Ajuntar a estes cartões os que representem coisas: um carro, uma bicicleta,uma casa, um avião, etc

  • Colocar todas as figuras viradas, com a ilustração para baixo. Atrás delas, pode haver um número para facilitar
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A criança escolhe duas figuras. O catequista desvira as duas.
A criança deverá dizer quem é mais importante e por quê. Pode-se embaralhar as figuras. Outra criança escolhe mais duas e assim por diante.
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  • O objetivo é as crianças entenderem que entre o Papa e uma dona de casa, por exemplo, os dois têm a mesma importância, porque ambos são seres humanos.
  • Apenas exercem funções diferentes. Já entre uma pessoa e uma coisapor exemplo: entre um carro e um idoso – o idoso é mais importante, porque é gente, enquanto o carro é apenas um objeto. Os objetos, as coisas servem para melhorar a nossa vida. Elas ajudam as pessoas. Mas as pessoas sempre serão mais importantes. Já entre duas pessoas – seja existe apenas diferença de função. Nunca de valor.

2 comentários:

  1. Oi Edite! Muito legal essa dinâmica! E é muito bom trabalhar assim com as crianças pois elas assimilam melhor os conceitos abstratos! BJks Tetê

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  2. Sim , Tetê saber usar as dinâmicas de forma a que as crianças assimilem uma mensagem positiva da mesma , é de grande valia na catequese. O encontro corre mais descontraído e leve. As crianças aprendem de forma lúdica , mas com seriedade.

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