sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Encerrando o mês da bíblia com pais e catequizandos

 Pais e Catequistas catequizam juntos

Para o encerramento do mês da bíblia, eu quis fazer um encontro envolvendo também os pais . 
Considero importante dar aos pais esse momento de encontro com a Palavra de Deus, de uma forma descontraída  e comunicativa. Esse encontro entre pais/ catequistas favorece as boas relações, fortalece vínculos e permite que os mesmos estejam mais próximos do que acontece na catequese e visa também fortalecê-los na fé. 
 Como podemos nos queixar que os pais não se interessam pela catequese dos filhos , se não favorecemos esse entrosamento?
 É importante que eles tomem conhecimento de que a catequese não funciona isolada. Igreja, catequista e catequizandos são peças entrelaçadas. Não se desvincula uma da outra. 
Pais e catequistas catequizam juntos. É preciso haver uma boa sintonia entre eles.A ação conjunta de pais e catequistas dá maior credibilidade à catequese. A omissão dos pais enfraquece a catequese da comunidade , já que se desliga do espaço mais significativo da vida dos filhos: a casa, o lar , a família.
Catequese e família não se separam. O catequizando precisa perceber essa interligação entre ambos. Família e catequese não são departamentos diferentes, mas que a união de todos : pais e catequistas favorece a união da fé com a vida , fazendo da catequese uma importante etapa da formação integral dos catequizandos.
Já diz as sagradas Escrituras: "Ensine a seu filho o caminho que deve seguir e mesmo que envelheça , dele não se desviará" Prov22,6

Preparando o encontro
A preliminar  do encontro é fundamental para que  o encontro transcorra num clima de amizade e espontaneidade. O catequista deve estar seguro do tema escolhido e procurar estar em sintonia com os ouvintes. Dar abertura para a participação ativa , mas sem forçar, deixando-os à vontade.
 Eu colhi o tema : Bíblia,Palavra de Deus que ilumina nosso caminho 

 Ambientação


Destaquei alguns versículos bíblicos e fomos conversando sobre cada um deles. Todos eles estavam afixados em pequenos lembretes na ambientação que preparei com cuidado
  • Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome , Eu estarei no meio deles.
Este versículo eu gosto de usar sempre que estamos reunidos em grupo, para fortalecer a importância da presença deles ali. Jesus está contente com os que vieram. Sejam muitos ou poucos. O importante é a presença  de Jesus no meio de nós , com sua Luz divina. 
Lembrar que : "São muitos os chamados, mas poucos os escolhidos "
Aqui fizemos uma dinâmica rápida passando a vela acesa de mão em mão e invocando a Luz de Deus:  "Que a Luz de Deus esteja comigo  e nunca se apague!"
Só depois rezamos a : Vinde Espírito Santo...

Nosso coração deve estar aberto e favorável ao chamado do Senhor ;
Aqui coube o versículo: " Eu sou o bom pastor. O bom pastor conhece as suas ovelhas e elas o conhecem e escutam a sua voz"

A Bíblia foi colocada bem no alto, em lugar de destaque .   O coração vermelho significa  que nosso coração deve "arder " de contentamento ao ouvir a Palavra , como os discípulos de Emaús  
" Não ardia o nosso coração enquanto Ele falava". Assim como também devemos guarda-la no coração, mas não somente para si. Ela deve ser disseminada ." Ninguém acende uma vela e a coloca debaixo da cama. Pelo contrário , coloca-a no alto para que a sua claridade seja benéfica a todos"

E assim fomos continuando nosso encontro, , o catequista procurando mostrar os belos ensinamentos da bíblia. 

ILUMINANDO COM A PALAVRA: A parábola do semeador   Mt 13,3-8; 18-23

Escolhi esta parábola porque  ela tem um bom tema para interpretar como estamos recebendo a palavra de Deus. 
  • Estaria nosso coração (terra) preparado para receber a Semente (Palavra de Deus)?
  • Ou temos guardado conosco muita mágoa e rancor, corações endurecidos, preocupados demais com coisas mundanas, ou indiferentes , obstáculos esses  que nos impedem de acatar  e praticar os ensinamentos de Jesus  
  •  OU seria o nosso coração uma boa terra  onde a semente brotará e dará frutos ?
 "Ignorar a Escritura é ignorar Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se quisermos ser discípulos missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus.( São Jerônimo)

Oração Final: O Bom Pastor 
Pe. Marcelo Rossi

SENHOR,
TU ÉS O BOM PASTOR.
EU SOU A TUA OVELHA.
EM ALGUNS DIAS, ESTOU SUJO;
EM OUTROS, ESTOU DOENTE.
EM ALGUNS DIAS, ME ESCONDO;
EM OUTROS, ME REVELO.
SOU UMA OVELHA ORA MANSA, ORA AGITADA.
SOU UMA OVELHA ORA PERDIDA, ORA RECONHECIDA.
EU SOU TUA OVELHA, SENHOR.
EU RECONHEÇO A TUA VOZ.
É QUE ÀS VEZES A SURDEZ TOMA CONTA DE MIM.
EU SOU TUA OVELHA, SENHOR.
NÃO PERMITA QUE EU ME PERCA,
QUE EU ME DESVIE DO TEU REBANHO.
MAS SE EU ME PERDER, EU TE PEÇO,
SENHOR, VEM ME ENCONTRAR.
AMÉM!

   
Veja a dinâmica das caretinhas  no próximo post.

Um comentário: