quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Reiniciando a catequese

Alegrem-se no Senhor !!!

 Bem , amigos catequistas, estamos às voltas com o novo ano catequético. Muitos catequistas já se encontram motivados e com a atenção voltada para esse novo ano de catequese. O foco é sempre , como fazer melhor , como desenvolver os encontros de forma leve , saudável e sem aquela conotação escolar obrigatória .. 
O catequista verdadeiramente envolvido com a catequese está sempre buscando novas  estratégias , metodologias e incentivo a usar com seus catequizandos de forma a fazer o Reino de Deus acontecer.
O jovem deve ser atraído para Cristo , naturalmente , sem imposição. Apenas pela beleza e importância e profundidade da Palavra e sua consequente prática. Seguir a Cristo deve causar prazer , alegria de pertencer à família de Deus . 
Cristo não é aquele que impõe, dita normas , proíbe, deixa a vida sem graça. Pelo contrário , Jesus sabe o que é melhor para nós . Mas nada impõe , apenas orienta , mostra com tranquilidade , bondade e paciência o melhor caminho.
A escolha deve partir de cada um de nós .  Já se lê em Deuteronômio 30,19 : 
"ponho diante de ti a vida e a morte , a bênção e a maldição , Escolhe pois a vida ".
É aí que entra o catequista , depois da família , claro, a ajudar o catequizando na orientação da fé. 
 A catequese é o ensinamento que se segue ao Kerígma . É o eco do Kerígma . O kerígma deve ocupar o centro da catequese.  Tudo se resume em saber que Jesus venceu a morte para nos dar a vida. E esta vida deve ser valorizada, preservada , colocada a serviço do Senhor.
Mas é bom lembrar que não basta apenas "anunciar o evangelho , conhecer capítulos e versículos . Antes de mais nada é preciso vivê-lo. Viva a palavra de Deus , não apenas "faça propaganda dela " Assim você será um evangelizador de verdade. Aquele que proclama , mas também vivencia ! 

Bom reinício !
 No próximo post trataremos da dinâmica da catequese. 








3 comentários:

  1. Olá, é com alegria que venho lhe convidar a passar lá no blog e deixar um comentário para sabermos que desejas continuar na lista dos Catequistas Unidos. A lista será atualizada e quem não responder terá seu link retirado. Conto com você!
    http://www.catequesenanet.com.br/2015/01/catequistas-unidos-o-sonho-nao-acabou.html

    ResponderExcluir
  2. Que alegria em saber que você está conosco no grupo dos "Catequistas Unidos"!!! Então, convido você a fazer seu cadastro em nosso formulário, para que possamos conhecer melhor quem são os integrantes do nosso grupo; Basta copiar esse link e colar no seu navegador: http://goo.gl/forms/Yns8jnpUUn

    Um forte e Fraterno Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Desejo sucesso nesse novo ano catequético!!!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir