segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Outubro: Mês missionário



Vamos preparar nossas crianças  para a prática missionária.

 O catequizando deverá entender o que a igreja chama de "Missão".
Ser missionário não é apenas deixar uma terra e ir a outra. É deixar de si mesmo para ir ao outro, levá-lo a Cristo. Todos nós somos missionários pelo batismo. Como diz em Marcos 16, 15: “É necessário que o Evangelho seja pregado a todas nações”. 
 
Ide e evangelizai todos os povos” Mc: 16, 15

Observem  a forma imperativa  como Jesus diz essas palavras. Não é um pedido, é uma ordem.Todos nós, cristãos batizados , temos esse compromisso.
Antigamente , a missão significava ir ao encontro de povos distantes que não conheciam Jesus Cristo.
Hoje a Igreja sente essa necessidade imperativa de anunciar a Boa Nova também  para os povos que já tiveram contato com o Evangelho, mas vivem longe da fé e da Igreja, num catolicismo de aparência. Os apelos do mundo são muito atraentes e essa atração pelo material e a cultura do imediatismo acabam por distanciar  o homem de Deus. .
 Há  um forte apelo ao consumismo exagerado levando as pessoas a valorizarem mais o "Ter" que"o ser". Uma corrida desenfreada move as pessoas em busca do sucesso  , prazeres  fáceis e  a uma forte cultura do descartável
O amor ao próximo, a amizade , o respeito pela vida , a compaixão são valores que acabam ficando esquecidos. 
Nossas crianças precisam ser levadas a compreensão de seu compromisso com o próximo, o amor e respeito a seu semelhante em qualquer lugar que frequente. 

Diante deste mundo secularizado, onde os valores são reduzidos, onde cada um vive dentro daquilo que a sociedade apregoa, ou  traça seus próprios princípios dentro daquilo que acredita correto, a Igreja se vê num momento em que é preciso que seja resgatado o verdadeiro Deus para as pessoas. Um Deus que ama, é compreensivo, perdoa , mas que antes de tudo exige o cumprimento dos ensinamentos deixados por Cristo Jesus. 
  Nossa sociedade precisa de testemunhos, de exemplos de vivência e solidariedade.  Vivemos cercados pela violência e insegurança  onde quer que estejamos. Seja dentro de nossas casas , nas ruas e até nas escolas presenciamos hoje acontecimentos que nos deixam boquiabertos e indignados.
 Nossas crianças , pré adolescentes da catequese precisam desde cedo se conscientizar de sua responsabilidade como  cristão batizado em abrir o seu coração para Deus e deixar-se conduzir por ele, portando-se como aquele que dá testemunho da presença de Cristo no meio de nós.
Depois dos pais, a catequese tem esse dever de formar cristãos conscientes de sua missão evangelizadora. 
A escola, hoje tão cercada de violência , constitui um ambiente favorável a que o catequizando dê seu testemunho de vida pautada pelo respeito aos professores e colegas, fugindo das situações que podem tornar-se perigosas  e até servindo de mediador em situações de leves desentendimentos entre colegas.
 Como disse o Papa Francisco em sua visita ao Brasil, o jovem não deve nunca perder a esperança. Deve confiar sempre no seu poder transformador pautado pelos ensinamentos bíblicos.
 É fácil evangelizar? Jesus não disse que seria. Buscamos força em Deus  na intercessão de Maria Santíssima. O jovem não   deve recair no erro de \Jeremias e dizer: Ah, Senhor, não sei falar. Sou ainda uma criança (Jr 1, 60). 
 Pode o catequizando fugir assustado , sentindo-se incapacitado para a missão. Mas ele deve compreender que muitas vezes pequenos gestos falam mais que palavras. Ensine seu catequizando a evangelizar de forma indireta, com seu testemunho . Já conferiu o valor que tem um abraço, uma palavra amiga ou um convite para um passeio produtivo? Que tal  pesquisar em sua comunidade crianças que estão fora da catequese e convidá-las a  participar?
 E o que dizer das visitas missionárias da comunidade onde o catequizando poderá participar juntamente com sua catequista. Conhecer uma realidade diferente da sua será muito produtivo e motivador , enriquecendo sua espiritualidade.


Você já fez a experiência de ter um encontro com Deus por meio de um sorriso? Por meio de um abraço?
 O amor de Jesus se manifesta em coisas simples. 
Evangelizar é propor uma nova realidade, e isso pode acontecer de várias formas.
Guiado por Deus, estimulado por seu catequista, o jovem pode ter essa força..
 Fortalecido pelo Espírito Santo, seu dizer será: 
"Eis-me aqui, Senhor,envia-me"






2 comentários:

  1. Olá Edite.
    Ótima matéria. Deus te guarde sempre.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Feliz Dia das Crianças! Rs... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir