"A participação da família é fundamental na formação cristã de seus filhos"
No sábado anterior, quatro de fevereiro , iniciou-se em minha paróquia , para efeito de calendário mais um ano catequético .
Pais, catequizandos e catequistas reuniram-se no salão paroquial para um momento de espiritualidade presidida pelo nosso pároco Pe. Antônio Boreck e co presidida pelo seminarista Tiago.
A expressão “para efeito de calendário” significa que catequese é um processo contínuo de aprofundamento na fé.
Deve acontecer diariamente dentro da família, independente de encontros catequéticos e vai muito além de uma simples programação no calendário.
O catequista é apenas um intermediário nesse processo de formação cristã. É a ponte entre a família e Jesus Cristo.
Como foi muito bem lembrado , “família é catequese”. Isto porque a participação da família é fundamental na transmissão da fé a seus filhos. E é com ela que contamos para a realização do trabalho catequético.
Na família os filhos aprendem a essência do amor a Cristo refletido no amor aos familiares e estendido ao próximo de forma mais ampla.
Palavras e ações ditas e praticadas dentro de casa refletem no comportamento dos filhos. Tudo vai ficando gravado na mente e no coração dos filhos, o que contribuirá para sua boa formação cristã.
A prática da espiritualidade também vai refletir o desejo de ter Deus plantado no seio da família.
Os pais devem ser os iniciadores de seus filhos no segmento a Jesus Cristo.
A presença dominical na celebração eucarística deve ser feita com o coração aberto e um intenso desejo de participar do mistério da paixão ,morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Pais e filhos devem compreender que toda celebração eucarística é um chamado a aproveitar o momento presente como tempo de graça e conversão.
Como a terra sequiosa recebe a chuva e se abre fazendo germinar a semente, assim deve ser nosso coração sempre receptivo à Palavra de Deus, seguido também de uma firme vontade de transformação e mudança de vida.
OLá Edite...
ResponderExcluir...vai muito além dos encontros catequéticos!
verdade...por isso é necessário fazer com que nossos amados pais tomem consciência de sua principal missão : Formar santos e santas pra Deus...
Beijos e até todo dia!! srsrsr
Edite tudo jóia? Falando em família e formação cristã dos filhos, eu bolei um projeto para aplicar na catequese que eu estou torcendo que atinja o verdadeiro objetivo desse projetinho, semana que vem irei partilhar lá no blog, só estou terminando de ajeitar algumas coisas. Bom fim de semana!!!! PAZ E LUZZZZZZZZZZ
ResponderExcluirOlá Edite, muito bom este texto. Os pais são os primeiros catequistas dos filhos. Oxalá se todos tivessem consciência desta grande responsabilidade!
ResponderExcluirBom domingo, fique com Deus.