A Semana Santa nas pequenas cidades do interior ainda guarda aquela tradição das procissões que caminham pelas ruas da cidade .
Viver de perto esses momentos nos coloca mais próximos do mistério da vida , morte e ressurreição de Cristo.
No domingo de ramos a procissão saiu de uma capela na periferia , a Capela São Benedito . Concentrados e reflexivos o povo seguiu até a igreja aclamando Jesus com ramos e cânticos de alegria :
"Hosana ao Rei"
Não podemos esquecer que omesmo povo que o saudou à entrada de jesrusalém em outro momento gritava a crucifixão . Crucifica-o ! Crucifica-o ! gritava a multidão ensandecida diante do interrogatório de Pilatos .
Este é um exemplo que não devemos seguir , como ainda acontece nos dias de hoje . Pessoas que se escondem atrás da falsa fé para praticar iniquidades .
Nossa amizade com Jesus deve ser pura e verdadeira , livre de falsidades e sgundas intenções . Devemos segui-lo sempre confiantes e abertos ao seu amor e misericórdia . Ele deve ser o nosso companheiro de todas as horas . Nas aflições e dificuldades , lembremos que Ele está semr ali à disposição pronto a nos acolher e também a perdoar ; "pai, perdoa-lhes , porque não sabem o que fazem" Ou quando vendo o coração arrependido de Dimas , o bom ladrão não hesitou em prometer-lhe o paraíso "Anda hoje estará comigo no Reino dos Céus "
Este é o Jesus misericordioso que acompanhamos durante essa semana Santa ,de coração contrio e que diante de tanto sofrimeno , não desistiu da missão que lhe foi confiada por Deus : "a salvação da humanidade "
Mesmo sentindo-se abandonado pelo Pai : "Pai, porque me abandonaste " , foi fiel até o fim .
Momentos ""DOMINGO DE RAMOS"
**************
Que a semana Santa não seja apenas um momento de sentimentalismo , uma lembrança de um passado distante e que todos os anos se comemora .
Não vamos comemorar , sim , vamos CELEBRAR com o coração e mente voltados ppara Deus pedindo proteção e cuidados com os tantos crucificados de nossos dias . Que o sofrimento de Cristo não tenha sido em vão e saibamos verdadeiramente o sentido do amor ao próximo.
Veio da amiga Roselia, do blog flor do campo.
ResponderExcluirBoa tarde de sábado, querida amiga Edite!
A Semana Santa antes da Pandemia eu passava todas no Mosteiro. Inclusive a família ia, algumas vezes, junto.
Agora depois dela, não me aventuro mais a viajar para lado nenhum nem tenho mais ânimo.
Fazendo meu Retiro em casa nestes dias com o mesmo carinho, pois é uma Semana que muito amo viver, sabendo que os opróbrios, humilhações e desprezos nela vem bem como em toda a Quaresma.
Viver na pele a Paixão de Cristo é mister ao cristão.
Tenha um final de semana abençoado e com muita Unção durante toda a Santa Semana!
Beijinhos