quarta-feira, 5 de abril de 2023

Vivendo a Semana Santa

 

A Semana Santa nas pequenas cidades do interior ainda guarda aquela tradição das procissões que caminham pelas ruas da cidade . 

Viver de perto esses momentos nos coloca mais próximos do mistério da vida , morte e ressurreição de Cristo.

No domingo de ramos a procissão saiu de uma capela na periferia , a Capela São Benedito . Concentrados e reflexivos o povo seguiu até a igreja aclamando Jesus com ramos e cânticos de alegria :

"Hosana ao Rei"

Não podemos esquecer que omesmo povo que o saudou à entrada de jesrusalém em outro momento gritava a crucifixão . Crucifica-o ! Crucifica-o ! gritava a multidão ensandecida diante do interrogatório de Pilatos . 

Este é um exemplo que não devemos seguir , como ainda acontece nos dias de hoje . Pessoas que se escondem atrás da falsa fé para praticar iniquidades .

Nossa amizade com Jesus deve ser pura e verdadeira , livre de falsidades e sgundas intenções . Devemos segui-lo sempre confiantes e abertos ao seu amor e misericórdia . Ele deve ser o nosso companheiro de todas as horas . Nas aflições e dificuldades , lembremos que Ele está semr ali à disposição pronto a nos acolher e também a perdoar ; "pai, perdoa-lhes , porque não sabem o que fazem" Ou quando vendo o coração arrependido de Dimas , o bom ladrão  não hesitou em prometer-lhe o paraíso "Anda hoje estará comigo no Reino dos Céus "

Este é o Jesus misericordioso  que acompanhamos durante essa semana Santa ,de coração contrio  e que diante de tanto sofrimeno , não desistiu da missão que lhe foi confiada por Deus : "a salvação da humanidade "

Mesmo sentindo-se abandonado pelo Pai : "Pai, porque me abandonaste " , foi fiel até o fim .


 Momentos ""DOMINGO DE RAMOS"








Alguns mommentos  "PROCISSÃO DO ENCONTRO" E "MEDITAÇÂO DAS SETE DORES DE MARIA"









https://youtu.be/1QptDtKohWw



https://youtu.be/VbZ1g2mmU1E


**************

Que a semana Santa não seja apenas um momento de sentimentalismo , uma lembrança de um passado distante e que todos os anos se comemora .

Não vamos comemorar , sim , vamos CELEBRAR  com o coração e mente voltados ppara Deus pedindo proteção e cuidados com os tantos crucificados de nossos dias . Que o sofrimento de Cristo não tenha sido em vão e saibamos verdadeiramente o sentido do amor ao próximo.

Um comentário:

  1. Veio da amiga Roselia, do blog flor do campo.
    Boa tarde de sábado, querida amiga Edite!
    A Semana Santa antes da Pandemia eu passava todas no Mosteiro. Inclusive a família ia, algumas vezes, junto.
    Agora depois dela, não me aventuro mais a viajar para lado nenhum nem tenho mais ânimo.
    Fazendo meu Retiro em casa nestes dias com o mesmo carinho, pois é uma Semana que muito amo viver, sabendo que os opróbrios, humilhações e desprezos nela vem bem como em toda a Quaresma.
    Viver na pele a Paixão de Cristo é mister ao cristão.
    Tenha um final de semana abençoado e com muita Unção durante toda a Santa Semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir