sexta-feira, 29 de março de 2024

Sexta -feira Santa : Diante da Cruz de Cristo

    

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs.



Hoje é dia de parar  diante da Cruz . Parar para reparar na Cruz . Reparar  nos passos que conduziram  Jesus à cruz , reparar nos nossos passos que nem sempre condizem com o significado da cruz.


A Cruz não é só passado . A  Cruz está espalhada pelo mundo. Jesus continua a carregar a Cruz em tantos que vão carregando a Cruz. A Cruz continua a ser carregada nos hospitais e nas prisões. A Cruz continua a ser carregada em camas abandonadas de tantas casas isoladas. A Cruz continua a ser carregada por tanta gente sem pão, sem trabalho e sem saúde. A Cruz continua a ser carregada por tantos que sofrem as dores da injustiça e da opressão. A Cruz continua a ser carregada por tantos que são esquecidos e maltratados.

Quantas vezes não crucificamos Jesus na pessoa de nosso irmão?
 Quando desrespeitamos nossos pais, não damos atenção aos nossos filhos, não apoiamos nossos parceiros e até maltratamos nossos amigos , quando não acolhemos bem os idosos. 
Quantas vezes deixamos de ajudar nosso irmão, estender a mão a quem necessita, quantas vezes deixamos de olhar e enxergar a necessidade do outro e nos preocupamos só com nossas necessidades.

Esta Semana Santa é chamada também de Semana das Dores porque nos lembra do sofrimento de Jesus. Devemos também nos lembrar das pessoas que sofrem ao nosso redor, sofrem por causa do abandono, da solidão, sofrem por causa da violência, das drogas, dos tráficos, acidentes de trânsito, doenças algumas causadoras de morte. Sofrem por falta de moradia, falta de comida, falta de trabalho, e a falta de alguém para assisti-lo.

Voltemos nosso coração para aquele que nos confere a dignidade de filhos de Deus. Aquele que olha em nossos olhos e nos estende a mão. 

Toma Senhor, é seu o nosso coração; precisamos da sua compaixão! Estamos confusos como outrora e, se num instante o recebemos calorosamente, logo em seguida o pregamos na cruz.

SEnhorJesus ,pela sua misericórdia , seu intenso amor pela humanidade , dai-nos também a força necessária para carregar a cruz de nossos dias . 



OREMOS

Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus; de joelhos me prostro em vossa presença.

Eu vos peço e suplico, com todo o fervor da minha alma, que vos digneis gravar no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade,

verdadeiro arrependimento de meus pecados

e firme propósito de emenda,

enquanto por mim próprio considero e em espírito contemplo, com grande afeto e dor, as vossas cinco chagas,

tendo presentes as palavras que já o profeta Davi punha em vossa boca,

Ó bom Jesus: “Transpassaram minhas mãos e meus pés e contaram todos os meus ossos”.

Um comentário:

  1. Bom dia Edite,
    Jesus deu a Vida por nosso Amor e tantas vezes que ainda não entendemos todo o processo que o conduziu ao Calvário.
    Que Ele nos redima de todo o mal e nos ajude a caminhar sempre na Sua Luz!
    Ele ressuscitou para nos libertar das trevas do pecado.
    Beijinhos e uma Santa Sexta Feira Santa.
    Tenha uma abençoada e santa Páscoa!
    Emília

    ResponderExcluir