domingo, 19 de maio de 2024

Pentecostes: Vem Espírito Santo!


 

Celebramos neste domingo (19/5) a Solenidade de Pentecostes, que significa a vinda do Espírito Santo:

Jesus sopra sobre os discípulos o Espírito Santo e eles saem em missão, batizando as pessoas que aderiam à fé  e anunciando a Jesus .

 Com a propagação da Boa Nova de Cristo inicia-se a Igreja primitiva.

******

Promessa de Jesus 



 Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão.
Jo 16

Páráclito é o nome dado ao Espírito santo porque ele atua como defensor ou intercessor.

É aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte"


Através da força do Espírito Santo todos os batizados são chamados a ser testemunhas de Cristo no mundo de hoje, anunciando o Evangelho a todos que precisam, atuando nas pastorais das paróquias, sendo luz de Cristo na vida dos outros. 

A celebração de Pentecostes acontece cinquenta dias após a Páscoa, e nessa celebração renovamos em nós a força do Espírito Santo recebida no dia do batismo.



"Enviai o Vosso Espírito Senhor e da terra toda face renovai"



A terra precisa ser renovada pela ação do Espírito Santo fazendo com que as pessoas tenham mais amor no coração, e ainda, que renove em nós a fé no Cristo ressuscitado.

As ações de solidariedade que temos presenciado durante essa grave catástrofe climática no rio Grande do sul só nos faz crer na presença divina do Espíeito Santo a aquecer os corações . 

Vemos pessoas  agindo com piedade e empatia , doando seu tempo e seus serviços suavizando dentro das possibilidades a dor do outro.

Não é hora para egoismos , falsos julgamentos , atitudes individualistas .

A ação do EspíritoSanto faz com que as pessoas tenham as mesmas atitudes que Jesus teria ,identificando no próximo o rosto de Cristo.

 É o dom de amar e servir a Deus com alegria , muitas vezes até em detrimento de seu próprio bem estar , como nos mostram muitas cenas televisivas .

O mesmo Espírito Santo que Jesus soprou sobre os discípulos há mais de dois mil anos continua forte aquecendo e iluminando os corações que a Ele se abrem .



Vem Espírito Santo , vem , e renova todo o território do Sul do Brasil

Aquece os corações, não os deixe desanimar .  Que se fortaleça a fé deste povo guerreiro que tem suportado heroicamente tanto sofrimento.

*******


Vem , Espírito Santo , vem . Dai a nós todos , principalmente ao povo do Sul do Brasil um coração novo e abrasado no amor e na esperança . Um coração fortalecido na fé , que creia no ressurgir de um novo amanhã.

Um comentário: