sexta-feira, 26 de julho de 2024

São Joaquim e Sant'Ana : Avós e netos



 Neste dia , 26 de julho se celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. 

A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear as figuras religiosas, assim ficando também instituido no calendário católico o "DIA DOS AVÓS"


"Os avós são sinônimos de memória, são imprescindíveis na formação da identidade familiar"


O convívio próximo entre avós e netos traz benefícios a ambos .

 Netos tem muito a aprender convivendo com os   avós , mas avós também aprendem muito no convívio com os netos .

Há uma troca de aprendizado entre duas gerações opostas.




Se existe uma coisa que sinto falta é um convívio mais de perto com meus  netos .

A proximidade física nem sempre é possível. Procuramos manter esse elo afetivo nas poucas vezes que nos encontramos seja eles me visitando ou eu me deslocando até sua residência . Nesses momentos o convívio é intenso .

O tempo vai passando , os netos estão crescendo . Já podemos observar seus novos interesses. O tempo voa, passa rápido e daqui a pouco eles também irão bater asas..

Esta é uma foto de dois anos atrás .



Hoje já temos  até ingresso na faculdade . 

Puxa como o tempo voa .

Ainda ontem um bebê...

 Hoje já assim formanda :


Gabi, acabou de completar 18 anos e também teve sua formatura que dá dreito à entrada na faculdade. Em otubro começará a nova jornada. 



Abaixo Maria Eduarda e sua patotinha .
Todas prontas prá alçar vôo, segundo seu conceitos de " já sou grandinha " ,
 Podemos passar a tarde no shopping sem a mamãe ao lado ?

Claaaaro que nâaaao....
 É preciso um adulto prá monitorar ...
Contra a vontade delas , é claro!



E aqui Lucas , o príncipe entre as princesas .

Destaque no futebol,

número um na avaliação escolar

Parecia ser o mais tranquilo. Mas já está começando por as manguinhas de fora...rsss




Na casa da minha vó

ali me sinto à vontade

Já até monopolizei a TV

prá ligar meu video game

Uma relíquia essa foto . Encontrei-a  em um álbum antigo . Tempo das fotos impressas ainda , tirada com   máquina fotográfica com filmes de rolo.





Hoje Rafaella acabou de fazer 16 anos . 

É, o tempo passa , os netos crescem... ficamos mais velhos ... de repente tudo acaba ...

Aproveitemos os bons momentos ao lado deles.


OREMOS



Ó Beatíssimos pais da Mãe de Deus, São Joaquim e Santa Ana, nós vos saudamos e bendizemos com devoção e amor.

 

Alegramo-nos de todo o coração pela vossa glória e por aquele sublime privilégio pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima.

 

Rogai por nós a Jesus e a Maria para que nós os agrademos em tudo. Tende piedade de nós como os pais têm de seus filhos. Nós vos pedimos do fundo do coração para que intercedeis ao vosso divino Neto para que nos ajude na nossa caminhada e ilumine os nossos espíritos.

 

Sede nossos consoladores na vida e na morte. Assisti-nos na nossa última agonia, para que dignamente recebamos os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possamos chegar ao céu.

Amém !

Um comentário:

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Edite!
    Sou devota de Santana e , por muitos anos, fui no dia dela na Igreja de Santana imensa no RJ, no Centro.
    Nos meus 15 anos, fui vestida de branco lá pedir proteção.
    Nascer no dia dos Avós tem tudo a ver comigo.
    Salve São Joaquim e Santana!
    Parabéns pelos netos lindos bde diferentes idades! Também os tenho assim... dos 21 aos 3...
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir