quarta-feira, 13 de março de 2013

1ª reunião de pais e catequistas: sugestão

ROTEIRO PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES COM OS PAIS DOS CATEQUIZANDOS


PRIMEIRA REUNIÃO   - ( no início do ano, antes do 1º encontro com os catequizandos)

Hoje vamos iniciar a catequese, que vai preparar os catequizandos para a Crisma. Cada um de nós, pais e catequistas, tem uma importante tarefa a cumprir para ajudar os pré-adolescentes nessa preparação.

Motivação

Vamos então raciocinar um pouco e depois responder:
• Antes de plantar, o que se faz no terreno?
Prepara-se a terra, para que a semente brote e dê bons frutos, boa colheita.
• No caso da catequese, qual é o “terreno” que vamos preparar?
Os pré-adolescentes, que vão conhecer o evangelho. Eles são o “terreno” que acolherá a semente da palavra de Deus: em seus corações, em sua família, na comunidade em que vivem.

É preciso, portanto, que os pais estejam instruídos para auxiliar seus filhos a ouvirem, refletirem e entenderem o que ensina o Evangelho, fazendo o que Jesus deseja.
Desta forma, pais, amigos e membros da comunidade, todos poderão ajudar os pré-adolescentes, para que possam viver com alegria sua verdadeira vida de cristãos.
Espiritualidade
Leitura sugerida: Mt 13,1-9 - Parábola do Semeador

Refletindo:
  •  Antes  de plantar , o que se faz no terreno/
  • Na catequese, que terreno vamos preparar?
  • Qual o papel da família na preparação deste "terreno"?
A Palavra de Deus que acabamos de ouvir fala dos diferentes tipos de terreno que uma semente pode cair
O terreno é nossa vida, nosso coração.
Para acolher a semente, o terreno precisa ser bem preparado.
 As famílias têm que ser o "terreno fértil" para influenciar seus filhos e facilitar a colheita.
Nós catequistas vamos juntamente com os pais ajudar nossos pré adolescentes  para que possam viver com alegria sua vida de cristãos.

Conversando :   
 E qual seria, de fato, a tarefa dos pais na catequese?
• Participar da Missa com os filhos;
• Ensinar orações aos filho
(Pai-Nosso, Ave-Maria, Santo Anjo e outras orações são obrigações dos pais);
• Lembrá-los da hora marcada para os encontros, não permitindo que se atrasem;
• Dar bons exemplos, ajudando os filhos a viverem como cristãos;
• Participar das reuniões;
• Auxiliar e apoiar o catequista;
• Não criticar, nem destruir os trabalhos da comunidade;
• Ter paciência com os filhos;
• Conversar com os filhos, especialmente quando chegarem do catecismo, procurando saber o que eles aprenderam no encontro;
• Fazer juntos a leitura da bíblia

Obs: este roteiro é apenas uma sugestão. Cada catequista deve  adequá-lo à sua realidade!

27 comentários:

  1. gostei muito vai me ajudar na reuniao com os pais muito legal mesmo obrigada lorena catequista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar. Saber disso só me estimula, pois é esse mesmo o objetivo desse espaço. Bjs

      Excluir
    2. Gostei foi muito utút pra mim

      Excluir
  2. ACHEI MUITO BOM. OBRIGADA POR PARTILHAR
    VERA LÚCIA SOELA - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, que bom que a sugestão lhe foi útil. Esse é o objetivo deste blog: partilhar experiências. Abcs

      Excluir
    2. Estava com varias ideias mas a sua sugestão superou minhas expectativas e é exatamente o que preciso. Uma reunião objetiva, palavras exatas e bem explicadas.A ideia d terreno e da semente foi maravilhoso. Obrigada. Deus a abençoe!

      Excluir
  3. Otimo achei muito interessante,vou usar na reuniao de pais na cminha comunidade!Deus abençoe
    Ana Paula São gonçalo sapucai-mg

    ResponderExcluir
  4. Gostei me ajudou muito a conduzir a reunião d país dos meus catequizandos.

    ResponderExcluir
  5. achei muito bom vai me ajudar bastante na catequese

    ResponderExcluir
  6. achei muito bom vai me ajudar bastante

    Cleane Santos

    ResponderExcluir
  7. achei excelente. E foi uma reunião maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Foi de grande ajuda para mim pude adquirir muitos pontos importantes a serem abordados.

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito fiquei feliz foi.uma grande esperiencia

    ResponderExcluir
  10. me ajudou bastante, fiquei muito feliz , vou fazer a minha primeira não sabia o que fazer

    ResponderExcluir
  11. me ajudou muito,estava meio perdida sem saber o que fazer,fiquei muito feliz obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito bom!! gostei, vai me ajudar muito na reunião com os pais. Fazer um memento com eles.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, vai me auxiliar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso🙏

    ResponderExcluir
  15. Quero agradecer vcs minn ajudou muito estava com algumas dúvidas mto obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  16. gostei das dicas simples mas que espelham o que os pais devem observar para a formação crista dos filhos

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito,com certeza vai me ajudar

    ResponderExcluir
  18. ........I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.
    ......

    ResponderExcluir
  19. Que Deus abençoe, muito obrigada pela ajuda dentro da minha realidade.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado comecei agora como catequista e muito importante para mim Deus abençoe

    ResponderExcluir