domingo, 5 de maio de 2013

CATEQUESE DE CRISMA: 1º encontro de Pais



CATEQUESE DE CRISMA: 1º Encontro de Pais

ASSUNTO: Pais e Catequistas catequizam juntos.
OBJETIVOS:
  • buscar uma maior aproximação e interação pais/catequistas
  • os catequistas não são “substitutos” dos pais na educação da fé de seus filhos. .São colaboradores

O que é a Catequese?
  • Catequese não é um ato “isolado”. `Não é um ensino “avulso e desorganizado”. Precisamos também da igreja para que nossos filhos renascidos pelo batismo cresçam conosco na fé.
  • é uma educação da fé, feita de modo ordenado e sistemático, de acordo com o programa definido pelos Catecismos.
  • As faltas à Catequese quebram a sequência normal da descoberta e do caminho da fé.
  • Os pais devem velar pela assiduidade de seus filhos e pelo seu acompanhamento, num estreito diálogo com o pároco e catequistas.

Porque a Catequese em família?
  • A família e a comunidade são espaços privilegiados da catequese. Em casa os filhos recebem o primeiro anúncio, e na comunidade é aprofundado o que os catequizandos receberam de seus pais.
  • A catequese dada pelos pais é informal, enquanto que a catequese oferecida pela comunidade é formal , gradual e sistemática.
  • A catequese em família é para que em ambiente familiar os encontros ocorram de forma mais íntima e descontraída podendo contar também com uma proximidade e participação maior dos pais e/ou outros familiares.
O que os pais podem fazer pela catequese de seus filhos?
  • Testemunhar a fé, praticando o que professam
  • interessar-se pela catequesede seus filhos, não apenas “enviando-os” aos encontros apenas para desencargo de consciência
Como:
  • avaliando as atitudes de seus filhos ao retornar dos encontros e observando-os no dia a dia. As crianças dão “sinais” que precisam ser “lidos” pelos pais.
  • Incentivando-os, mostrando interêsse pelas suas atividades na catequese
  • Observar seu interesse e boa vontade em frequentar semanalmente a Santa Missa.
  • Acompanhar com boa vontade , seu filho à celebração Eucarística do domingo na Missa das Crianças. ( A família que reza unida permanece unida)
  • se possível estar presente e participar dos encontros catequéticos realizados em sua casa..
  • citação bíblica:: Marta e Maria Lc10, 38-42 “Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”
O que esperamos da catequese?
  • Não esperamos que a catequese faça de nossos filhos “bons alunos”.. Pretendemos que ela nos ajude a formar “discípulos de Jesus”, que o seguem e praticam seus ensinamentos através de boas atitudes dando assim seu testemunho de vida. Na comunidade a que pertencem.
  • Nosso crescimento na fé é contínuo.
  • A catequese não termina com os Sacramentos. Nossa fé precisa sempre ser alimentada.
  • Não exigiremos de nossos filhos o que não somos capazes de dar.por isso procuremos receber nós próprios formação e catequese, para estarmos mais esclarecidos e bem preparados. Procuremos estar onde eles estão. Rezar e celebrar com eles, de modo a que a nossa fé seja vivida em comum na pequena Igreja que é a família e se exprima na grande família que é a Igreja.
  • Nosso testemunho é a primeira e mais eficiente forma de evangelização.
Para Refletir:
Faça a leitura bíblica de Lucas 8, 16-18

16 “Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz. 17 Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. 18 Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado”.
Vivenciando a palavra:
O discípulo deve iluminar o mundo. Não basta apenas ouvir a Palavra . É preciso testemunhá-la através de nosso agir, ver e pensar. O testemunho de vida condiz com transformação e traz crescimento espiritual. Mas só podemos iluminar se nos deixamos “iluminar pela Luz de Cristo”. É em Cristo que nos abastecemos. Faz-se necessário acender a cada dia nossa própria lâmpada na Lâmpada de Cristo. A minha luz só ilumina se for reflexo da Luz de Cristo.
Para ilustrar essa passagem bíblica faça a dinâmica da “vela e o copo”





3 comentários:

  1. Bela iniciativa, juntos e unidos pelo mesmo ideal!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Juntos somos mais! multipliquemos nossas ações. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. ........I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.






    ........I saw a comment here a few weeks ago about Dr Akhere and i decided to contact him as instructed, thanks to this man for bringing joy to me as wished for. i followed instructions which he gave in other to get my lover back who left me and the kids for 3years now, but thanks to Dr Akhere because they are back to me now for good and we are happy together. please do contact him for help too if in relationship problem via email at: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/WhatsApp:+2349057261346 . And testify for yourself.

    ResponderExcluir