domingo, 4 de junho de 2023

Domingo da Santíssima Trindade



   

A Santíssima Trindade se manifesta a nós como um Deus que é amor, acolhida e ternura. As três Pessoas divinas formam perfeita comunhão. 

Deus não é um ser solitário e distante da humanidade; ele partilha seu amor com todos nós, seus filhos e filhas. 

Mais do que uma doutrina e uma verdade, a Trindade santa é presença viva a ser acolhida e contemplada. 

“Estamos diante do maior mistério que os olhos não viram, os ouvidos não escutaram nem a mente conseguiu compreender” (A. Palaoro).

Pe. Nilo Luzza


O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. 

Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d’Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.

Santo Agostinho (†430) dizia: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão” (A Trindade, 15,26,47).

Só existe um Deus, mas n’Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria menor que o outro, e Deus não pode ser menor que outro, pois não seria Deus

https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-misterio-da-santissima-trindade/

A SANTÍSSIMA TRINDADE EM NOSSAS VIDAS

A Santíssima Trindade está presente em nossas vidas, em nosso interior, por isso, sejamos fervorosos devotos desse grande e insondável mistério.

A Santíssima Trindade é nosso tudo e todos os bens – que já recebemos e ainda esperamos para o futuro – nos vieram e virão do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Por isso, é com razão que a Igreja, embora consagre a Santíssima Trindade todos os domingos, Lhe dedica o Domingo da Santíssima Trindade de um modo especial.

Não repitamos mecanicamente o " Glória ao Pai "

"GLÓRIA AO PAI , AO FILHO E AO ESPÌRITO SANTO" deve ser proclamado devotamente, com fé e a convicção de que a Trindade Santa se encontra presente no íntimo de nossa alma 

********



Oração de Santo Afonso Maria de Ligório a Santíssima Trindade

Ó Santíssima Trindade, objeto, agora de minha fé e um dia da minha eterna beatitude, creio em Vós, adoro-Vos, amo-Vos; e em união com toda a corte celeste quero sempre dizer: † “Santo, Santo, Santo é o Senhor, Deus dos exércitos. A terra está cheia da vossa glória. 

Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo”; assim como foi no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos, Amém. 

2 comentários:

  1. Sejamos todos abençoados nesse domingo e sempre! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom domingo da Santíssima Trindade, querida amiga Edite!
    Ela está muito interessada em nossa felicidade.
    Cuida de nós como ninguém.
    Seja vendido o dia tão abençoado!
    Tenha uma semana feliz com ricas bençãos!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir