sexta-feira, 30 de junho de 2023

Junho, mês santo e abençoado

Hoje 30 de junho , último dia do Mês , somos gratos a Deus por nos proporcionar tanta espiritualidade devocional 



O mês é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus ,uma oportunidade de aprofundarmos a nossa fé para que o amor de Jesus que brota do seu coração inunde a Igreja e toda a terra. 

A humanidade está precisando de mais amor e menos guerra, e somente conseguiremos a paz se nos prostrarmos em oração diante do Sagrado Coração de Jesus, pois somente por meio da oração conseguiremos a paz e alcançaremos as graças que queremos”, 

afirma o cardeal Dom Orani Tempesta , arcebispo do Rio de Janeiro

O Papa Francisco disse em uma ocasião que o Coração de Cristo “nos mostra Jesus que se oferece: é o compêndio da sua misericórdia”. E continua: “Olhando para Ele, é natural recordar sua bondade, que é gratuita e incondicional, não depende de nossas obras. E isso nos comove”.



No dia seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra a memória do Imaculado Coração da Virgem Maria, uma festa de origem devocional, instituída por Pio XII. 

A celebração convida os fiéis a meditar sobre o mistério de Cristo e da Virgem em sua interioridade e profundidade. 

“Maria, que guarda os fatos e as palavras do Senhor meditando-os em seu coração (Lc 2, 19), é morada do Espírito Santo, sede da sabedoria (Lc 1, 35), imagem e modelo da Igreja, que escuta e testemunha a mensagem do Senhor (cf. Lc 11, 28)”, lê-se no Missal Romano.

********

No mês de junho paira no ar também um clima festivo com as tradicionais festas juninas . Mês das quadrilhas , bebidas quentes e outros pratos  saborosoa como canjica , caldo de quenga  e demais comidas típicas.

 Santo Antônio, São João e São Pedro são devoções bastante populares na igreja e responsáveis pelos festejos juninos .

********



Santo Antônio famoso pelos seus sermões , protetor dos casamentos e dos pobres . É o santo casamenteiro na cultura popular.

É tradição no  dia de santo Antônio , durante a missa, o padre benze os pães de Santo Antônio , que segundo nossa cultura releigiosa promete fartura . Então todos os fiéis querem levar um pãozinho bento para casa como prevenção contra a fome .

São João , o pecursor de Jesus 

Fruto de uma gravidez tardia de Santa Isabel, prima da Virgem Maria, e São Zacarias, São João Batista foi escolhido por Deus para ser o maior dos profetas, aquele que apresentou, purificou e introduziu o Filho e Cordeiro de Deus, preparando seus caminhos e convidando ao arrependimento e à conversão. Foi ele quem batizou Nosso Senhor e estremeceu no ventre de sua mãe quando Nossa Senhora grávida e cheia do Espírito de Deus veio os visitar e prestar sua ajuda!

São Pedro, 

aquele que tem as chaves da porta dos céus .

Humide pescador, abandonou tudo para seguir Jesus . 
É a rocha em que Cristo firmou a sua Igreja , primeiro Papa e príncipe dos apóstolos .

Ele é o guardião das chaves do Céu e é considerado o padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros, além de guardião da chuva. Seu dia é celebrado em 29 de junho, juntamente com São Paulo, Apóstolo, e a comemoração do dia do Papa.

*******
OREMOS

Santo Antônio, São João e São Pedro, ensinem -me a viver como vós que souberam ouvir a voz de Deus .

Que eu também possa, como vossos exemplos, compreender que amar é sempre o melhor que temos a fazer.

Muito obrigado, meu Deus, por esses amigos Antônio, João e Pedro que também são meus amigos.

Senhor, da mesma maneira que Santo Antônio, São João e São Pedro fizeram, desejo estar sempre ao vosso lado e também ao lado de quem precisa da minha ajuda.

Amém!

2 comentários:

  1. Lindo e festivo post. Foram tantos santos em junho! Linda oração e que JULHO seja é ótimo pra todos nós! beijos, chica

    Atenção: Colocaste o aviso pra chegar a esse teu blog, POREM, o link não funcionou. Cheguei pois procurei na tua lista de blogs! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Vim avisar que teu céu está enfeitando os dias de Páscoa! beijos, obrigadão! chica

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2024/03/blog-post_28.html

    ResponderExcluir