quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Quarta-feira de cinzas: "És pó e ao pó tu hás de voltar"

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental.
 As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.




 O QUE É A QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

Na quarta-feira antes do primeiro domingo da Quaresma os fiéis, recebendo as cinzas, entram no tempo destinado à purificação da alma. 

 Este rito penitencial, surgido da tradição bíblica e conservado na tradição litúrgica até os nossos dias,indica a condição do homem pecador.

 É o pecador que se redime confessando exteriormentea sua culpa diante de Deus e exprimindo a vontade de conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso para com ele. 

Por meio deste mesmo sinal inicia o caminho de conversão, que alcançará a sua meta na celebração do sacramento da Penitência nos dias antes da Páscoa. 

A bênção e imposição das cinzas são realizadas durante a missa ou também fora da missa. Nesse caso, permite-se a liturgia da Palavra, concluída com a oração dos fiéis.


A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.

Gesto concreto para hoje :

 Se possível vá até uma igreja próxima , ajoelhe-se , agradeça a Deus por tudo que tem-lhe proporcionado, agradeça pela vida e em reparação das faltas cometidas , comece já seu caminho de conversão. 
Ofereça algo concreto a Deus, algo de que goste muito para que Deus o liberte desse vício citado. Persevere em oração e atitudes durante o período quaresmal para que o Senhor o leve à conversão . 



4 comentários:

  1. Boa tarde de Cinzas, querida amiga Edite!
    Tenha um tempo quaresmal abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rosélia ! Acompanhemos o Senhor na sua caminhada. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa e feliz Quaresma,Edite! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querida . Que seja um período de fé e transformação interior .Abraços

    ResponderExcluir