sábado, 3 de fevereiro de 2024

Tradições da Igreja católica: BÊNÇÃO DAS VELAS E BÊNÇÃO DA GARGANTA

No dia 2 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a Festa da Purificação da Virgem Maria. Você sabia que nesta data se realiza um costume antigo? Descubra mais sobre a bênção das velas.

Em relação a esta festa, que coincide com a Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Festa da Candelária, diz-nos a Enciclopédia Católica:





“De acordo com a lei mosaica, uma mãe que desse à luz um filho do sexo masculino era considerada impura por sete dias; Além disso, tinha que permanecer trinta e três dias “purificando seu sangue”; Mas se ela desse à luz uma menina, o tempo que ela excluía a mãe do santuário era duplicado.

Simeão reconhece Jesus "cocomo luz  que ilumina as nações "

Terminado o tempo de sua purificação (quarenta ou oitenta dias), a mãe   devia trazer um cordeiro ao Templo para o holocausto. Se não pudesse oferecer um cordeiro, poderia apresentar duas rolas ou dois pombos; O padre rezava por ela e então ela ficava limpa.

Quarenta dias depois do nascimento de Cristo, Maria cumpriu este preceito da Lei; “ela redimiu seu primogênito no Templo”.

A bênção das velas

A escritora freelance Melissa Guerrero, em artigo para o Epic Pew, destaca que a bênção das velas tem raízes profundas na história da Igreja. Este costume é praticado desde o século VII na festa da Purificação de Maria!

Melissa menciona que as velas deveriam ser feitas de cera de abelha devido ao seu simbolismo relacionado à virgindade.

“A cera, extraída das flores pelas abelhas virgens, simboliza a carne pura de Jesus, recebida de sua Mãe virginal. Santo Anselmo explica ainda que o pavio dentro da vela simboliza a alma de Cristo e a chama simboliza a sua divindade”, acrescentou.

Embora esta tradição não seja tão conhecida hoje, muitas paróquias, em diversas partes do mundo, ainda pedem que os fiéis levem velas para a missa neste dia para serem abençoadas. Você pode ir até a igreja mais próxima e perguntar se essa bênção acontecerá.

Melissa destaca que essas velas são tradicionalmente utilizadas em situações difíceis, em casos de doença ou na noite do Dia de Todos os Santos.

O culto de São Brás


São Brás é um dos santos, cuja fama de santidade chegou a muitos lugares e, por isso, é venerado em quase todas as partes do mundo.
O milagre da garganta, que realizou em uma criança, é recordado no dia 3 de fevereiro, com um rito litúrgico particular, durante o qual o sacerdote abençoa a garganta dos fiéis com duas velas cruzadas diante da garganta.


Bispo e médico

A tradição diz que Brás era natural de Sebaste, na Armênia, onde passou a sua juventude, dedicando-se, sobretudo, aos estudos de Medicina.
Ao tornar-se Bispo, entregou-se aos cuidados físicos e espirituais do povo, realizando, segundo a tradição, até curas milagrosas.



O milagre da garganta

Porém, Brás tinha se refugiado em uma caverna do monte Argeu, devido às   perseguições aos cristãos da época . Foi encontrado e preso pelos guardas do governador Agrícola e levado a julgamento. 

Ao lAo longo do caminho, encontrou uma mãe desesperada, com seu filhinho nos brabraços, que estava sendo sufocado por um espinho ou isca de peixe cravado em sua gargarganta.  

O bispo abençoou-o e a criança recobrou imediatamente a saúde. Este fato, porém, não não foi suficiente para poupá-lo do martírio, após torturas atrozes, que não conseguiram mudar seu espírito.


Oração a São Brás contra doenças

Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige.


(Faça seu pedido)


Conservarei a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta sejam sempre palavras costrutivas que busquem harmonia e paz.


daqui


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário