terça-feira, 17 de setembro de 2013

Palavra que transforma; Dinâmica para catequese


CATEQUESE DE CRISMA: Reflexões sobre a Bíblia

Palavra que transforma
 Objetivo:          Fazer o grupo refletir de que forma assimilarmos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas
Material:     uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.

Desenvolvimento: 
Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja.

Então refletimos:
- Como a Palavra de Deus age na minha vida?
- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?
- Ou estou agindo como o giz que guarda a água para si sem partilhar com ninguém?
- Ou ainda agimos como o vidrinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?
- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água?

Iluminação Bíblica: Is 40,8; Mt 7,24; 2Tm 3,16.

Isaías 40,8
A erva seca, a flor murcha, mas a palavra do nosso Deus se realiza sempre.

Mateus 7,24
24 «Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha.

Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 3,16
16 " Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça"

Nenhum comentário:

Postar um comentário